Em meio ao aumento de crimes cibernéticos, o novo delegado-geral da Polícia Civil, Lupersio Degerone, está estudando a criação de uma delegacia especializada para aprimorar o enfrentamento do delito. Lupersio destacou a importância do combate aos crimes da internet durante a solenidade de posse, que aconteceu na manhã desta sexta-feira (24), no auditório da Adepol (Associação dos Delegados de Polícia Civil de Mato Grosso do Sul), em Campo Grande.

Segundo o delegado-geral, a Polícia Civil tem avançado em todos os segmentos, mas o crime cibernético está fazendo vítimas a cada hora em todo o Brasil e, por isso, o combate será aprimorado. Ele adiantou que deve conversar nos próximos dias com o procurador-geral de Justiça para discutir o assunto.

“Eu quero aprimorar mais, conversar ainda essa semana com o procurador-geral de justiça, nós temos que fazer esse enfrentamento, porque hoje se tornou muito fácil essa modalidade de crime. Então a gente observa que as facções criminosas, é melhor para elas aplicarem golpes pela internet nesses crimes do que correr o risco de roubar um banco, por exemplo, e cresceu muito isso”, explica. 

Lupersio revelou que dentro do plano de combate ao crime cibernético está um estudo para criar uma delegacia especializada. “Nós vamos estudar até a possibilidade da gente criar, pois eu vou pedir para levantar as demandas para o nosso setor, nós criarmos talvez uma delegacia desses crimes cibernéticos”.

Muito esperado pela população sul-mato-grossense, o concurso para policiais civis – promessa da gestão anterior – também está sendo estudado pelo delegado-geral. 

“É um pleito do Sinpol (Sindicato dos Policiais Civis), mas é um pleito nosso também, é um pleito da sociedade, a sociedade quer mais policiais e policiais qualificados e bem treinados para bem atendê-los. Essa é uma demanda que eu venho tratando com o Secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, está bem encaminhada e acredito que nós vamos avançar muito nessa pauta”, afirmou Lupersio. 

A solenidade reuniu diversas autoridades na manhã desta sexta-feira (24), entre elas o ex-gestor da DGPC (Delegacia-Geral de Polícia Civil), Roberto Gurgel de Oliveira Filho. Após a exoneração do cargo em abril deste ano, Gurgel assumiu a SAD (Secretaria de Estado de Administração), onde atua como secretário-adjunto. 

Roberto Gurgel, secretário-adjunto da SAD. (Nathalia Alcântara, Jornal Midiamax)

Durante seu discurso, o secretário-adjunto parabenizou Lupersio pelo cargo, desejou sucesso e fez apenas um pedido ao delegado-geral. “Deixo aqui os meus votos e desejo de sucesso. E peço que coloque a Polícia Civil apenas numa posição a mais no ranking das melhores polícias do Brasil, uma vez que tenho orgulho e uma honra muito grande de te entregar a segunda melhor polícia civil do Brasil”, disse Roberto Gurgel.

Ainda durante a solenidade, Lupersio relembrou uma previsão feita por um amigo no início da carreira, quando o mesmo afirmou que ele chegaria ao cargo de delegado-geral da Polícia Civil. 

“Lupersio, você é um jovem trabalhador, eu acredito que você chegará ao cargo de delegado-geral da Polícia Civil”, disse o amigo a Lupersio, que na época estava prestes a assumir o cargo de analista do MPF (Ministério Público Federal), mas desistiu para assumir concurso da Polícia Civil em Mato Grosso do Sul. 

“Eu ouvi aquilo, sorri e essa semana ele me mandou um WhatsApp me dizendo: ‘você lembra daquilo que eu te falei?’ e eu disse: ‘lembrei, meu amigo. Se concretizou a sua previsão’”, contou Lupersio Degerone.

Ele também agradeceu o apoio de familiares, da esposa e ao governador Eduardo Riedel (PSDB). “Um agradecimento muito especial pela confiança a nós depositada”.

Outro agradecimento feito pelo delegado-geral em seu discurso de posse foi a amizade do secretário da Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Mato Grosso do Sul), Antônio Carlos Videira. “Meu amigo de fé, meu irmão e camarada. Amigo de tantas e tantas jornadas que muito aprendo pela parceria de anos e trabalhos”.

Aos policiais civis, Lupersio também agradeceu e destacou a importância do trabalho. “Gratidão a todos os policiais civis, nosso ativo mais valioso. Juntos seguiremos firmes para servir e proteger”.

Lupérsio atuava em Dourados, onde assumiu a Delegacia Regional em janeiro de 2015, após ser titular da 1ª DP por dois anos. Na época, substituiu o atual Secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Antônio Carlos Videira, que deixou a delegacia regional para assumir a Sejusp.