Pular para o conteúdo
Polícia

Em meio a discussão sobre regulamentação, Agepen convoca policiais penais para dobrarem turno no Enem

Comunicação circular interna, emitida na noite desta segunda-feira (09)
Diego Alves -
Dia do detento
Presídio da Gameleira (Henrique Arakaki, Midiamax)

Policiais penais estaduais foram convocados, via comunicação circular interna, emitida nesta segunda-feira (09), para trabalharem além do horário devido ao PPL (Exame Nacional do Ensino Médio para Pessoas Privadas de Liberdade) que será aplicado nesta terça e quarta-feira (11).

A categoria está em meio a uma discussão para regulamentar a carreira. Sem contraproposta do Governo do Estado, os servidores farão assembleia nesta quarta-feira (11) no Sindicato dos Policiais Penais de .

Também na noite desta segunda, o Sinsapp-MS divulgou um parecer jurídico contra a circular. O documento da (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário), assinado pelo diretor-presidente, Rodrigo Rossi Maiorchini, convoca os servidores de plantão nesta segunda, para que permaneçam na unidade no reforço do plantão desta terça e quarta. “A fim de evitar possíveis transtornos na aplicação da prova”, consta no documento.

“O diretor-presidente convocou servidores que estão hoje e amanhã para seguirem no plantão até às 20 horas da noite pra ajudar na realização do Enem. Servidores que estão de plantão hoje e entraram às 8 da manhã de hoje, serão obrigados a ficar amanhã até as 20 horas da noite. Sem banco de horas e sem horas extras. Queremos valorização salarial, reenquadramento, regulamentação da Polícia Penal, promoção automática, paridade e integralidade”, disse um funcionário público.

“Não é função do policial aplicar prova, e sim a segurança e custódia. O que ele está fazendo é abuso de autoridade”, diz outro servidor.

Conforme o sindicato, somente os servidores que estiverem em horário de serviço, têm obrigação de auxiliar o sistema penitenciário durante a prova. E é descabido se falar em punição, sendo abuso de autoridade, punição aos servidores que não puderem auxiliar e que esteja fora de seu horário de trabalho. A reportagem entrou em contato com a Agepen e aguarda retorno.

Assembleia

Sem a contraproposta apresentada pelo Governo do Estado, o Sinsapp marcou uma nova assembleia para discutir a regulamentação da categoria na próxima quarta (11) em .

Na última assembleia entre policiais penais e o Governo de MS realizada no dia 2 deste mês, não houve acordo. Com isso, a categoria continuou com as mobilizações, inclusive, a paralisação das horas extras nos presídios, e deu um prazo para que seja apresentada uma contraproposta até esta segunda-feira (9).

O que diz a Agepen

“A determinação considera a necessidade de viabilizar a realização do Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM, com fulcro no art. 84, inciso VII, da Lei n° 2.518/02 c.c. art. 2º e 4º, inciso I, alíneas a, b e c do Decreto n° 12.755/09. Os servidores serão remunerados devidamente pela convocação.

Além disso, decisão Judicial proferida pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul determina que os policiais penais abstenham-se de praticar “outros atos de embaraço à segurança pública, bem como de iniciar qualquer outra paralisação em dezembro de 2024”.

(Matéria editada às 09h54 do dia 10 de dezembro para acréscimo de posicionamento da Agepen)

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Marido usa arma de choque e foice para agredir esposa em Angélica

‘Já matei e quero matar você também’: com facão, homem ameaça assassinar vizinha idosa em Jardim

Câmara aprova projeto que torna permanente a Lei de Incentivo ao Esporte

Mulher fica ferida ao ser espancada por dois homens em Sonora

Notícias mais lidas agora

mpms segurança mp

Gastos do MPMS superam R$ 330 milhões nos primeiros 6 meses de 2025

‘El Monstruo’: o criminoso mais procurado do país pode estar escondido na fronteira de MS

VÍDEO: Madrinha homenageia Sophie no dia em que bebê completaria 1 ano de vida

cepol amigo

Polícia prende ladrão em flagrante e recupera objetos furtados na Vila Nasser

Últimas Notícias

Política

Trump ameaça taxar Rússia em 100% caso guerra com a Ucrânia continue

Otan anuncia que vai pagar por nova leva de equipamentos militares

Esportes

Juventude vence com Gilberto herói, VAR polêmico e deixa Sport agonizando

O atacante foi às redes no começo de cada tempo e foi ovacionado pela torcida

Polícia

Mulher fica ferida ao ser agredida com garrafada de vidro em bar de Bonito

A vítima teve vários ferimentos pelo corpo e precisou ser encaminhada para o hospital da cidade

Política

Lei da Reciprocidade Comercial será publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira

Presidente Lula assinou o decreto que regulamenta a Lei nesta segunda-feira