É golpe: consumidores recebem conta falsa de energia elétrica e pagam ‘fatura’ para golpistas
Polícia alerta sobre a necessidade de conferir dados do recebedor antes de concluir pagamento
Aline Machado –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A criatividade de golpistas não tem limites. Além dos golpes por ligações telefônicas, mensagens e emails, para fingir veracidade, os bandidos também falsificam a fatura de energia elétrica e enviam as falsas contas para a casa dos consumidores. Com informações semelhantes às autenticas, os criminosos inserem códigos de barras e até QRCodes que direcionam o pagamento para eles.
Sem perceber a artimanha, diversas pessoas caíram no golpe. Conforme o perfil no Instagram Passeando Campo Grande, algumas das vítimas relataram o recebimento da fatura, como se fosse uma conta emitida pela Energisa, no entanto, o pagamento não era para a concessionária responsável pela distribuição de energia elétrica.
“Estão enviando contas de energia falsas nas residências com dados bancários dos bandidos”, afirma um internauta que compara a falsa conta com uma autêntica.
Outra consumidora relata ter caído no golpe do link falso. No comentário, ela diz que emitiu a fatura no canal da concessionária de Energia, mas que após efetuar o pagamento descobriu a farsa.
“Eu emiti no canal oficial da Energisa no WhatsApp deles e o pagamento caiu para bandidos”, relata. Segundo o delegado adjunto da Depac (Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário), Rodrigo Camapum, a modalidade do golpe por links falsos é uma das mais usadas.
“Esse golpe é bem comum, por isso, sempre indico que o consumidor digite corretamente o site da empresa, sem buscar pelo Google porque na busca há sempre a possibilidade de ser direcionado para um site falso e cair em um golpe. É preciso tomar esse cuidado”, explica.
Ainda de acordo com o delegado, outras duas dicas importantes é se certificar de que o site acessado pertence à empresa, além de, em casos de pagamentos, conferir o nome do recebedor antes de concluir a quitação.
“É necessário olhar se tem o cadeado de segurança no site. As empresas pagam por essa certificação para dar mais segurança. Além disso, em todas as circunstâncias, antes de fazer um pagamento é importante observar o nome do beneficiário porque o boleto tem que estar no nome da empresa”, observa.
Procurada pela equipe de reportagem do Jornal Midiamax, a Energisa informou que orienta os consumidores sobre as formas seguras de pagamento. Confira a nota na íntegra:
“A Energisa Mato Grosso do Sul reforça orientações aos seus clientes para garantir o pagamento seguro das faturas de energia. Além do direito de receber a conta impressa em casa, os consumidores têm a opção de aderir ao recebimento da fatura de forma digital, gratuita, cadastrando seu e-mail para receber o documento eletrônico. Trata-se de uma prática sustentável que reduz o uso de papel e ainda facilita o acesso e controle das contas.
Para efetuar o pagamento via boleto, é fundamental que os consumidores prestem atenção quanto ao banco emissor, que, no caso, é o Itaú. Isso assegura a correta identificação da transação e evita possíveis transtornos. Ao optar pelo pagamento via Pix, os consumidores devem verificar que o recebedor que deve constar é a Energisa Mato Grosso do Sul. Essa medida garante a correta alocação dos recursos e a efetiva quitação da fatura.
Para facilitar ainda mais o acesso aos serviços, a Energisa Mato Grosso do Sul disponibiliza o serviço de emissão de boleto da conta de energia por meio de diferentes canais. Os consumidores podem utilizar o Whatsapp, entrando em contato pelo número WhatsApp (Gisa): (67) 9 9980-0698 ou utilizar o aplicativo Energisa On, disponível para download no Google Play ou App Store do celular.
Outra orientação importante é quanto ao site oficial da empresa: energisa.com.br. A orientação é que o cliente esteja atento, verifique se está acessando a página correta da Energisa, evitando inclusive buscá-la por meio das páginas de pesquisa na internet. A recomendação é que acesse diretamente o endereço para garantir a autenticidade da conexão.
A Empresa reforça também que investe continuamente em segurança tecnológica e segue a regulamentação de proteção de dados dos clientes, cumprindo integralmente a LGPD. A Energisa possui em seus canais as ferramentas e soluções para evitar fraude e outros incidentes“.
Notícias mais lidas agora
- Polícia encontra carcaça de cachorro mutilado e 3 cães abandonados em meio às fezes em Campo Grande
- Com três alertas de chuva intensa, cidades de MS podem registrar ventos de até 100km/h
- Durante perseguição e tentativa de abordagem, motociclista atropela guarda no Jardim das Macaúbas
- Pablo Marçal conversa com empresariado de Campo Grande e confessa sonho para o Brasil
Últimas Notícias
Precisa de emprego? Funsat tem 2,1 mil vagas nesta segunda-feira
Oportunidades são oferecidas por 297 empresas de Campo Grande
Assaltantes fazem reféns em crime no litoral de SP
Criminosos usaram bombas para tentar abrir cofre em praça de pedágio em São Vicente
Prefeita aceita criar Fundação de Cultura de Campo Grande em reforma administrativa
Projeto original queria juntar a cultura à Semed (Secretaria Municipal de Educação)
Habeas Corpus de Claudinho Serra para retirar tornozeleira eletrônica será julgado nesta terça
Claudinho Serra é monitorado eletronicamente desde o dia 26 de abril, após sair da prisão, onde permaneceu por 23 dias
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.