Dez pessoas foram presas e 25 cabeças de bovinos, recuperadas durante a Operação “Carcará I”, deflagrada na última semana pela PM () para combater o abigeato, ou seja, o de gado, na zona rural de e região. O balanço foi divulgado nesta quinta-feira (21) e a ação policial segue por 90 dias.

Conforme divulgado, os policiais também apreenderam armas de fogo, veículos roubados e drogas. Dois dos presos estavam envolvidos em furto de gado, três foragidos da justiça e um em tráfico de drogas, dentre outros crimes.

A operação foi deflagrada no último dia 18 de março, com objetivo de combater a criminalidade nas áreas rurais de Mato Grosso do Sul. Várias equipes rurais atuam em todo Estado, com apoio de outras unidades da Polícia Militar.

A PM informa que a operação segue por 90 dias na região. Novas edições serão realizadas na região sul e no Pantanal, com protocolos direcionados às características de cada localidade.

A ação integra as atividades do programa Campo Mais Seguro do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, que atende de forma especializada a população das áreas rurais. Dentre as ações do programa estão a troca constante de informações entre a polícia e a população rural, por meio da Rede de vizinhos em alerta, visitas técnicas e o monitoramento das propriedades rurais.

Ao todo, são 9.866 propriedades cadastradas em todo o Estado. As fazendas, chácaras ou os sítios recebem uma placa de identificação ao integrarem o programa.