Pular para o conteúdo
Polícia

Descriminalizar porte de maconha é porta de entrada para outras drogas, diz polícia de Mato Grosso do Sul

STF formou maioria para reconhecer que porte de maconha para consumo próprio não é crime
Lívia Bezerra -
Imagem Ilustrativa de carga de maconha - (Foto: Henrique Arakaki, Jornal Midiamax)

Para a polícia de Mato Grosso de Sul, descriminalizar o porte de maconha é porta de entrada para outras drogas. O assunto vem a tona após o STF (Supremo Tribunal Federal) formar maioria nesta terça-feira (25) para reconhecer que o porte de maconha para consumo próprio não é crime. 

A Delegada Daniella Kades, da Deaij (Delegacia Especializada de Atendimento à Infância e Juventude), de , discorda da descriminalização e acredita que a liberação da maconha não é o caminho.

“Eu sou contra, acho que abre caminho para as outras drogas, a maconha sempre é a porta de entrada para as outras drogas. Além disso, hoje tem muitas drogas novas associadas à maconha, como as drogas K, que são altamente letais. Países em que houve a liberação da maconha tem sofrido com um aumento mensurável de pessoas com esquizofrenia, o que pode estar relacionado. Então, eu acredito que esse não é o caminho, a liberação da maconha não é o caminho”, disse ao Jornal Midiamax

A Aspra-MS (Associação dos Praças da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul) também se manifestou sobre o assunto e acredita que a descriminalização poderá causar prejuízos a segurança pública, como, por exemplo, o aumento no consumo e consequentemente no número de ocorrências.

“O aumento no consumo pode levar a um crescimento na demanda por drogas, fortalecendo o tráfico e dificultando ainda mais o combate às organizações criminosas. Além disso, a decisão pode ter um impacto negativo significativo nas famílias brasileiras. O uso de maconha, causa a delinquência, rebeldia, e comprovadamente causam lesões cerebrais irreversíveis que ao longo do tempo acarretam em desestruturação familiar, levando a conflitos, abandono e até mesmo à violência doméstica”. 

A associação reafirma a opinião da delegada Daniella Kades no quesito porta de entrada para outros entorpecentes e ressalta que, com a descriminalização do porte, a exposição de menores em ambiente onde o uso de drogas é normalizado, poderá prejudicar o desenvolvimento das crianças e adolescentes, aumentando assim a vulnerabilidade a comportamentos de risco.

“Outro ponto crucial é a possibilidade de traficantes se aproveitarem da nova legislação para portar pequenas quantidades de droga, alegando ser para consumo próprio, e, assim, escapar das penalidades previstas para o tráfico. Isso representa uma séria brecha no sistema de combate ao tráfico de drogas, dificultando o trabalho das forças de segurança e permitindo que os criminosos continuem a operar impunemente”, opina a Aspra-MS. 

A associação ainda finalizou reiterando “seu posicionamento contrário à descriminalização do porte de maconha para consumo próprio e alerta para os diversos impactos negativos que essa decisão pode trazer para a sociedade brasileira. Continuaremos lutando por uma política de segurança pública que realmente proteja nossos cidadãos e promova o bem-estar de todas as famílias”.

Descriminalização do porte de uso da maconha

Depois do complemento do voto do ministro Dias Toffoli, o STF formou maioria para descriminalizar o porte de maconha para consumo próprio. Os ministros ainda debatem critérios objetivos para diferenciar usuários e traficantes, inclusive quantidade de droga.

A decisão só passa ter efeitos práticos quando o julgamento for encerrado e o acórdão publicado. A Lei de Drogas, aprovada em 2006, não pune o porte com pena de prisão. Com isso, os ministros declararam que esse não é um delito criminal, mas um ilícito administrativo. O consumo continua proibido.

Votaram a favor da descriminalização os ministros Gilmar Mendes, Rosa Weber (aposentada), Luís Roberto Barroso, Edson Fachin, Alexandre de Moraes e Dias Toffoli. Cristiano Zanin, Kassio Nunes Marques e André Mendonça foram contra a descriminalização.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Haddad destaca luta de Francisco por sociedade mais justa; Tebet ressalta papel pacificador

Marcello Novaes revela internação do pai e desabafa: ‘Volta logo para casa’

‘Coração apertado’: ministros do Governo Lula lamentam morte de Papa Francisco

Como Francisco transformou San Lorenzo em time do Papa após ‘milagre’ na Libertadores

Notícias mais lidas agora

Papa Francisco morre aos 88 anos no Vaticano

Papa

Arquidiocese da Capital faz homenagem ao Papa Francisco: 'Muito acolhedor'

carlo acutis

Canonização de beato que fez milagre na Capital é suspensa após morte do Papa

Loja de eletrônicos é arrombada e furtada durante a madrugada no Guanandi

Últimas Notícias

MidiaMAIS

Curioso sobre o Conclave? Saiba onde assistir ao filme indicado ao Oscar

Filme recente mostra os bastidores do Conclave, com suspense e drama de história de ficção

Geral

Pesca esportiva no MS: Entre o sustentável e o imaginário popular

O Mato Grosso do Sul (MS) é um dos destinos mais procurados do Brasil quando o assunto é pesca esportiva. 

Polícia

Rapaz é ferido com tiros nas costas por motorista em HB20 na Afonso Pena em Campo Grande

Amigo socorreu rapaz até uma UPA

Cotidiano

Previsão de tempestade deixa 24 cidades de MS em alerta

A previsão indica tempestade entre 20 e 30 mm/h e ventos intensos de até 60 km/h