Pular para o conteúdo
Polícia

CFM converte cassação de ginecologista de MS por assédio sexual de pacientes em 30 dias de suspensão

Salvador Walter Lopes teve recurso parcialmente aceito por Conselho Federal de Medicina
Aliny Mary Dias -
ginecologista Salvador Arruda (Foto: Divulgação, Arquivo)

O médico ginecologista Salvador Walter Lopes teve decisão favorável do Conselho Federal de Medicina que reverteu cassação do registro profissional e converteu pena em suspensão temporária de 30 dias. Salvador tem várias passagens policiais por importunação sexual e assédio sexual. Ele é processado pelos crimes.

A reversão de penalidade foi publicada em acórdão na edição desta quinta-feira (6) no DOU (Diário Oficial da União). Membros do pleno do Tribunal Superior de Ética Médica do Conselho Federal de Medicina analisaram o caso.

Conforme a decisão, maioria dos membros confirmou a “culpabilidade” do médico, no entanto, reformou decisão do conselho de origem, o CRM-MS, que havia aplicado pena de cassação do registro profissional.

Na nova decisão, o conselho federal determina que Salvador receba a pena de “suspensão do exercício profissional por 30 dias”.

A publicação detalha que infração do artigo 25 do Código de Ética Médica de 2018 foi desconsiderada e aplicada a infração prevista no artigo 23 do mesmo código de ética.

Confira o que dizem os artigos do Conselho de Ética Médica:

  • Como era a pena anterior: Art. 25 – Internar e assistir seus pacientes em hospitais privados com ou sem caráter filantrópico, ainda que não faça parte do seu corpo clínico, respeitadas as normas técnicas da instituição.
  • Como ficou a infração atual: Art. 23 Tratar o ser humano sem civilidade ou consideração, desrespeitar sua dignidade ou discriminá-lo de qualquer forma ou sob qualquer pretexto. Parágrafo único. O médico deve ter para com seus colegas respeito, consideração e solidariedade.

A íntegra da decisão do Conselho Federal de Medicina pode ser conferida neste link.

Ginecologista é acusado de assédio em consultas

Em uma das consultas, o médico disse que a paciente era “muito gostosa” e deveria falar mais sobre sexo, quando começou a perguntar sobre as preferências sexuais dela. “Como você gosta de t…?”, questionou. Além disso, forçou um abraço na vítima ‘para que ela ficasse mais relaxada’ e ainda tentou beijá-la no rosto.

Em outra consulta, a mulher disse que estava com a menstruação atrasada, quando ouviu do médico “reza para você não estar grávida, porque você está gorda, vai ficar feia, horrorosa, vai ter diabete, hipertensão, e você só volta aqui quando emagrecer”.

Esses são apenas dois relatos dos mais de dez atendimentos inadequados registrados na polícia contra o médico. Mesmo assim, o Conselho aplicou penalidade de censura pública em publicação oficial, divulgando o nome do médico, de CRM/MS 1.217 e registro nº 234.612 no Conselho.

Audiência marcada pela Justiça

A Justiça marcou audiência do ginecologista, acusado de assédio sexual e importunação sexual contra pacientes que procuravam seu consultório. A ação de R$ 100 mil por danos morais é movida por uma das pacientes assediadas pelo ginecologista.

A audiência foi marcada para o dia 20 de junho, às 13 horas, onde serão ouvidas a vítima e o ginecologista, que já teve seu rosto estampado em um cartaz de ‘Procura-se’ pela Polícia Civil, pelo crime de estupro com sentença condenatória.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Ator de Grey’s Anatomy, Eric Dane anuncia que tem ELA e seguirá atuando

Peão que caiu de touro durante montaria ganha alta hospitalar em MS

Xande de Pilares fará show gratuito no Parque das Nações Indígenas

Oito equipes disputam Estadual de Vôlei Adaptado no domingo como seletiva para o Nacional

Notícias mais lidas agora

Monteiro acata denúncia de ‘amigos’ de Razuk e suspende no TCE-MS licitação da loteria estadual

‘Minha segurança acabou’: Homem que esfaqueou companheira 6 vezes é solto

Procurado pela Interpol, advogado de MS é preso na Itália

Com previsão de 13,5 mil toneladas e colheita em 96%, soja de MS desponta com taxação de Trump

Últimas Notícias

Brasil

Greve de médicos peritos da Previdência termina após 235 dias

Médicos peritos do Ministério da Previdência Social encerraram a greve

Polícia

‘Maluco do Facão’ é capturado em operação após roubar e atacar motociclistas

Ele é apontado por atacar motociclistas com um facão

Cotidiano

Garoto prodígio de 4 anos consegue se matricular no 1º ano do fundamental em MS

Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul conseguiu respaldo para menino de 4 anos adiantar série em Guia Lopes da Laguna

Polícia

‘Minha segurança acabou’: Homem que esfaqueou companheira 6 vezes é solto

O suspeito ganhou liberdade com o uso de tornozeleira eletrônica