Mais de meia tonelada de cocaína que saiu de Pedro Juan Caballero, cidade paraguaia que faz fronteira com o Brasil por Ponta Porã, a 315 quilômetros de Campo Grande, foi apreendida no bairro Mathias Velho, em Canoas, no Rio Grande do Sul, nessa segunda-feira (1º). A droga está avaliada em R$ 15 milhões. 

O entorpecente estava escondido em um sobrado, em meio a entulhos, em uma das áreas mais atingidas pelas inundações do RS e foi apreendido pela Polícia Civil. Essa foi a maior apreensão de drogas no estado gaúcho. 

As investigações apontam que a cocaína tem origem no Peru e na Colômbia, e foi adquirida no Paraguai. A negociação teria sido intermediada pelo PCC (Primeiro Comando da Capital), que teria ajudado duas facções criminosas do Rio Grande do Sul a comprar a carga de cocaína, segundo o Portal Uol. 

“A cocaína foi escondida nesse local justamente para não chamar a atenção. Há entulhos em toda a região, inclusive em frente ao imóvel onde a droga foi encontrada. O tráfico local tentou tirar proveito da tragédia para ocultar os entorpecentes”, explicou o delegado Gabriel Borges ao Uol.

A Polícia Civil do estado gaúcho ainda investiga se a droga foi levada até Canoas por uma transportadora do Sudeste investigada por suspeita de estar envolvida com tráfico ou por uma rota aérea clandestina. A rota está sendo investigada pelas autoridades há pelo menos oito meses.

O caso está sendo investigado pela 3ª Delegacia de Investigações do Narcotráfico.