Agentes da Polícia Nacional, principalmente os que atuam na Primeira Delegacia de Pedro Juan Caballero, são denunciados por prática de extorsão contra turistas brasileiros. Nessa quarta-feira (13), algumas vítimas foram às redes sociais para relatar casos.

Em um deles, uma das vítimas disse que foi abordada por policiais paraguaios que não aceitaram documentação em formato digital. “Exigiram 10 mil reais e aceitaram 3 mil”, disse o internauta.

A reportagem do Jornal Midiamax apurou que uma moradora de estava com dinheiro em espécie na bolsa para fazer compras e acabou extorquida durante abordagem dos agentes.

“O Paraguai é lindo, gostoso de viajar. As estradas são maravilhosas e o povo é educado e acolhedor, com paisagens belíssimas. Poderiam estar ganhando milhões com o turismo”, desabafa uma turista que disse não ter coragem de ir para Assunção por causa da coima (propina).

“Eu nunca quis acreditar que isso realmente acontecia. Até acontecer comigo… E ainda em frente da sede da prefeitura”, desabafa outro brasileiro. “A gota d'água são nossos supostos policiais, e se realmente o expulsarem para servir de exemplo para os recém-formados?”, questiona um conterrâneo paraguaio.

A reportagem do Jornal Midiamax conversou com um comissário da Polícia Nacional. Ele confirmou algumas denúncias já oficializadas em Pedro Juan Caballero, mas disse que a maior parte das extorsões é omitida pelas vítimas.

“Já perdi as contas das vezes em que tive que pagar propina, sob ameaça inclusive de ser presa. Um dia entrei em uma rua sem sinalização de Pedro Juan e logo depois fui abordada por um policial me avisando que eu estava na contramão. Para não ser detida tive que pagar R$ 300,00”.