A GCM (Guarda Civil Metropolitana) e demais autoridades apreenderam uma tampa de bueiro pluvial da prefeitura e 108 quilos de fios de cobre, sem procedência, em um ferro-velho em , durante Operação Ferro-Velho realizada nesta sexta-feira (16).

Na operação foram localizadas a tampa pertencente a (Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviço Públicos), além dos mais de 100 quilos de fios de cobre sem procedência. A ação foi realizada entre a Guarda Civil Metropolitana, Polícia Militar, (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano), Sefin (Secretaria Municipal de Finanças e Planejamento, Vigilância Sanitária), Sisep e empresas de telefonia.

A operação foi deflagrada na manhã desta sexta-feira (16) nos bairros e Planalto. De acordo com a as autoridades, o objetivo é o de coibir o furto, receptação e venda irregular de cobre e fiação elétrica em geral, de próprios públicos, residências ou iniciativa privada. Além de fiscalizar a documentação dos estabelecimentos e também em busca de possíveis focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, já que nos locais desse tipo de comércio é comum encontrar focos de proliferação.

Ao todo, dois estabelecimentos foram abordados, tendo sido uma notificação expedida por falta de licença ambiental e a apreensão dos 108 quilos de fiação de cobre sem comprovação de proveniência além da tampa de bueiro de ferro fundido utilizado no sistema de captação de águas pluviais do município. O proprietário do estabelecimento foi encaminhado para depoimento na Depac Cepol.