Árbitro confirma em súmula agressões contra jogadores do União ABC e caso vai parar no TJD-MS

Documento e imagens da confusão já estão sob análise da Procuradoria Desportiva

Lucas Caxito, Osvaldo Sato – 03/09/2024 – 16:31

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Súmula descreve agressões e omissão da equipe de segurança (Reprodução)

O árbitro da partida entre União ABC e Moreninhas, disputada no último domingo (1), pelo Campeonato Estadual de Futebol Sub-17, confirmou em súmula a agressão sofrida por dois atletas. Os jogadores atuaram pela equipe do União ABC, e as cenas de violência teriam acontecido após o término da partida.

Everton Moreira Prates anotou no documento oficial, que deve servir de base para o julgamento do caso no TJD-MS (Tribunal de Justiça Desportiva de Mato Grosso do Sul) as agressões observadas e também a postura omissa da equipe de segurança.

Diz a súmula que “Torcedores da equipe mandante A. A. Moreninhas, pularam as grades e invadiram o local que dá acesso ao vestiário da equipe visitante […] foi possível ver dois atletas do União ABC levar socos no rosto e caindo no chão no meio da confusão”.

Em relação à atuação da equipe de segurança contratada, diz que “Não foi possível identificar quem foram os agressores por conta do tumulto generalizado […] segundo o Delegado da partida, Sr. Fabio Felipe Ramos, a equipe de segurança presente no estádio abriu os portões e foram embora do estádio”.

Procuradoria já analisa o caso

O TJD-MS confirmou que já recebeu a súmula da partida e os vídeos da confusão. A entidade encaminhou o material à Procuradoria Desportiva, que avaliará o oferecimento de denúncia contra a equipe mandante da partida.

Caso a denúncia seja encaminhada, a Comissão Disciplinar do TJD-MS julgará o caso e, se necessário, ensejará punições.

Mesmo não havendo policiamento no local e com a equipe de segurança se ausentando de suas funções, a FFMS (Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul) afirmou que não irá se pronunciar e que o caso será tratado apenas pelo TJD-MS.

Súmula da partida (Reprodução)

Confusão em campo

No último domingo (1.°), jogadores do time sub-17 do União ABC foram agredidos após vencerem a partida contra o time Moreninhas por 3 a 1, no Estádio Olho do Furacão, em Campo Grande. A mãe de um dos atletas relatou que a hostilidade começou durante o jogo, com adversários e membros da comissão técnica proferindo xingamentos e gestos obscenos. As tensões culminaram ao final do jogo, quando seu filho foi agredido.

Imagens do incidente mostram o adolescente, identificado com uma camisa vermelha, desmaiando após levar um soco no rosto desferido por um homem de camisa preta. A mãe do garoto levou-o à delegacia e registrou uma ocorrência por lesão corporal dolosa na Depca (Delegacia Especializada de Proteção à Criança e ao Adolescente). Segundo seu depoimento à polícia, o filho, que foi de bicicleta ao jogo, demorou a chegar em casa, levantando preocupações sobre seu estado.

Ao chegar, a mãe notou que o adolescente estava com a boca inchada. Ele relatou que, na saída do estádio, ele e seus amigos, junto com o técnico, foram abordados por torcedores e jogadores do time adversário. O adolescente foi atingido no rosto, ficando desacordado por alguns segundos. O jovem passou por um exame de corpo de delito e o caso está sob investigação.

Conteúdos relacionados