Ao menos 12 pessoas teriam tido envolvimento no mega-assalto na ATC (Associação dos Trabalhadores em Câmbios) em Ciudad Del Este, cidade paraguaia vizinha ao município paranaense Foz do Iguaçu, região de fronteira entre Brasil e Paraguai. O crime, descoberto no último dia 5, ocorreu entre sexta-feira (2) e segunda-feira (5), segundo autoridades paraguaias. No sábado (3), houve comemorações ao aniversário de 67 anos de Ciudad Del Este.

Os autores fizeram um túnel de aproximadamente 150 metros e levaram aproximadamente 20 milhões de dólares (R$ 200 milhões) da associação. Na manhã desta quinta-feira (15), o brasileiro Fabio Dornaldo de Moraes Schultz, de 42 anos, também conhecido como ‘Gordinho', foi preso pela Polícia Nacional Capitán Bado, no departamento de Amambay, em uma área que fica nas proximidades de Coronel Sapucaia, no Mato Grosso do Sul. ‘Gordinho' teria ligação com a facção criminosa PCC.

Fabricio Jonhatam Álvares Ayalad, de 25 anos, é considerado foragido e também pode estar na região de fronteira em MS. Os autores alugaram uma sala em uma galeria próxima à ATC, onde, de fachada, eram vendidas esportivas, conforme o jornal ABC Color.

A sala, ponto inicial do túnel foi alugado em novembro de 2022. Lá, eram vistos o ‘Gordinho' e Fabricio, na loja. Na madrugada de segunda, ‘Gordinho', por imagens de câmeras, foi visto carregando um veículo Toyota Sienta, com 12 caixas de papelão, onde estava o dinheiro. Logo depois, uma van, com oito homens levam o restante dos valores roubados.