Uma ação da Energisa com apoio da Polícia Militar retira as chamadas ‘gambiarras’ ou ‘gato’ da rede de energia no assentamento Estrela, em Campo Grande, às margens da BR-262, na saída para Três Lagoas.

Segundo apurado, foi constatado irregularidades em pelo menos 15 casas e comércios que estavam conectados irregularmente à rede de energia. Para isso, a rede dos imóveis foi desligada e as equipes retiraram as gambiarras.

No local há pelo menos cinco equipes da Energisa e outras quatro equipes da Polícia Militar.

A ação segue em andamento.

Vale lembrar que a ligação clandestina de energia elétrica – seja àquela realizada diretamente na fiação, ou mediante fraude no contador – constitui crime, nos termos dos Arts. 155 ou 171 do Código Penal, podendo ocasionar a prisão em flagrante daquele que o cometer.

O furto de energia pode ainda ocasionar incêndios ou explosões, colocando em risco a população, além de dar prejuízo aos outros consumidores, através do aumento de energia em decorrência da reposição de perdas decorrentes das fraudes.

Outro fator de importância, conforme a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), é que grande parte do prejuízo com as fraudes é direcionado mensalmente aos demais consumidores, que acabam arcando com parte do custo inerente à reposição das perdas decorrentes destas ligações clandestinas, que chegam a R$ 175 milhões no Mato Grosso do Sul e que encarecem a conta em até 10%.

(Divulgação)