Uma ação de fiscalização apreendeu, na quarta-feira (10), 307 kg de produtos manipulados e armazenados de forma incorreta em um comércio de atacado de Coxim, cidade a 253 km de Campo Grande.

A ação ocorreu entre o Cointa (Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento Sustentável da Bacia do Rio Taquari), a Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal), a Vigilância Sanitária Municipal de Coxim e a Decon (Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Contra as Relações de Consumo).

Durante a inspeção no local, que fica na Avenida Virgínia Ferreira, foi constatado que o estabelecimento não possuía as liberações sanitárias obrigatórias para a produção e manipulação de alimentos.

A equipe ainda verificou que havia manipulação e produção de fracionamento de queijos muçarela, presuntos cozidos, bacon, linguiças, carnes bovinas e frangos temperados sem rotulagem, além de produtos fora do armazenamento correto e/ou temperatura adequada, conforme determina a Resolução ANVISA (Art. 7º da RDC nº 727/2022).

Ao portal local, Coxim Agora, a coordenadora do Cointa confirmou que as mercadorias não estavam autorizadas a serem comercializadas, porque não foi realizado o devido processo legal junto ao órgão competente. 

Os 307 quilos de produtos industrializados e expostos à venda foram apreendidos e encaminhados para destruição, conforme Termo de Apreensão da Vigilância Sanitária Municipal.