Quatro pessoas foram indiciadas pelo falso roubo de um caminhão carregado de soja, ocorrido em março do ano passado, avaliado em R$ 100 mil, transportado de Bandeirantes para Campo Grande. O inquérito policial foi finalizado nesta segunda-feira (26) e concluiu que os autores fingiram que a carga tinha sido roubada para revende-la.

Segundo apurado durante investigações da Derf (Delegacia Especializada em Roubos e Furtos), dois homens foram indiciados por furto qualificado e comunicação falsa de crime, e os outros dois por receptação qualificada, cometida no exercício da atividade comercial.

A carga foi desviada de uma fazenda da cidade de Bandeirantes, a 68 quilômetros da Capital, pelo motorista que tinha sido contratado para transportá-la até Campo Grande. Junto a um comparsa, eles venderiam o produto a uma empresa de cereais localizada no Bairro Jardim Columbia.

O dono da fazenda afirmou que havia contratado o motorista para fazer o transporte de 30 toneladas de soja até uma empresa no Indubrasil. Contudo, após ser carregado, o caminhão não chegou ao destino final.

O motorista, de 56 anos, e o comparsa, de 39, simularam terem sido vítimas de roubo. Sabendo que comparam mercadoria com origem ilícita, os outros dois autores, de 38 e 52 anos, providenciaram o transporte de um caminhão para outro durante a madrugada. Posteriormente, já com o caminhão vazio, o autor de 56 anos abandonou o veículo em uma estrada.  

O dono da soja procurou a Derf e registrou boletim de ocorrência, desconfiando da versão dada pelo motorista. Por fim, o motorista contratado admitiu ter mentido e foi preso no dia 30 de março do mesmo ano. A partir da prisão dele, os outros autores foram identificados.