Pular para o conteúdo
Polícia

Presidente afastado da Câmara de Maracaju em operação policial tenta revogar decisão

Ao menos 8 vereadores tiveram o afastamento prorrogado por mais 90 dias
Renata Portela -
Câmara Municipal de Maracaju
Operação Dark Money: viaturas estacionadas em frente à Câmara Municipal de Maracaju. (Foto: Divulgação/Dracco).

O vereador Robert Ziemann (PSDB), então presidente da de Vereadores de , tentou revogar decisão de afastamento do cargo. Ele foi alvo da Operação Dark Money, em dezembro de 2022, por suspeita de peculato, e outros crimes.

Conforme a decisão publicada no Diário da Justiça desta segunda-feira (30), entre os crimes apurados estão peculato, corrupção passiva, falsidade ideológica e lavagem e ocultação de dinheiro.

Assim, é apontado pela turma da 3ª Câmara Criminal do TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) que os 8 vereadores cumprem medida cautelar de afastamento do cargo e impedimento de acessarem as dependências da Câmara Municipal.

Além disso, não podem manter contato entre si. Ainda para os desembargadores, há necessidade de manter a medida cautelar, para garantia da ordem pública e conveniência da instrução penal.

“O afastamento do paciente do cargo de vereador mostra-se totalmente justificável já que os crimes investigados, cuja autoria lhe é atribuída, guarda relação com o exercício da função legislativa”, diz a decisão.

Também é descrito que os vereadores são investigados por crimes graves. “Recondução do paciente às dependências da Câmara embaraçaria e colocaria em xeque a coleta de provas, prejudicando, à evidência, o andamento das investigações criminais”.

Por fim, foi negada a revogação das medidas cautelares.

Vereadores seguem afastados dos cargos

A 2ª Vara de Maracaju prorrogou neste mês, por mais 90 dias (cerca de três meses), o afastamento de 8 dos 13 vereadores. Esta é a segunda extensão do prazo da medida cautelar contra os parlamentares.

A decisão, proferida pelo juiz Marco Antônio Montagnana Morais, atende pedido do Dracco (Departamento de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado). Ilson Portela, o Catito (PSDB), obteve liminar no início do mês para reassumir o mandato, mas a decisão foi revertida há duas semanas.

Ainda permanecem afastados o presidente Robert Ziemann (PSDB); o segundo vice-presidente Jeferson Lopes (Patriota); o primeiro secretário da Mesa Diretora Marçal de Souza, o Nenê da Vista Alegre (MDB); Laudo Sorrilha (PSDB); Ludimar Portela, o Nego do Povo (MDB); João Gomes Rocha, o Joãozinho Rocha (MDB); e Hélio Albarello (MDB).

Já o suplente Vergínio da Silva, o Virgílio da Banca (MDB), também foi afastado um mês depois de assumir o mandato.

Operação Dark Money

Em dezembro de 2022, o Dracco, vinculado à Polícia Civil, deflagrou a terceira fase da Operação Dark Money. Foi identificado pagamento de propina a vereadores durante os meses de dezembro de 2019 e novembro de 2020.

As propinas eram pagas por ordem do então prefeito Maurílio Azambuja (MDB) que, com o aval de outros servidores, tinha como objetivo afrouxar a das contas da prefeitura pela Câmara, além de aprovar projetos e leis de seu interesse.

O pagamento de propina tinha como objetivo impedir o funcionamento adequado do Legislativo, já que é de responsabilidade dos vereadores a fiscalização do Executivo. A 3ª fase foi nomeada como “mensalinho” em referência ao esquema do mensalão, que era operado em nível federal.

As investigações do Dracco apontaram que 11 dos 13 vereadores que integravam a Câmara no período teriam recebido pagamentos indevidos oriundos dos desvios feitos na prefeitura.

Dos 11 vereadores investigados, oito foram reeleitos. Os valores recebidos por cada vereador dependiam de sua influência e capacidade de interferir na fiscalização.

Em um ano, foram identificados pagamentos para os 11 vereadores que chegavam a R$ 1,37 milhão. Os pagamentos eram feitos em cheques, nomes de laranjas ou até mesmo em espécie, para dificultar o rastreio do dinheiro.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
bebê licença

Aumento da licença-paternidade será tema no Congresso após recesso

temperaturas

‘Combo climático’ começa a influenciar tempo em MS neste domingo e deve trazer chuvas

frigorífico

Funcionários de frigorífico na fronteira passam mal após possível vazamento de amônia

volei

Brasil vira sobre o Japão e alcança final da Liga das Nações de vôlei

Notícias mais lidas agora

Maracaju diz que indústria chinesa ‘abandonou’ crédito de R$ 1,4 milhão em ISSQN

Morre militar reformado atropelado em ciclovia na Avenida Duque de Caxias

‘Fruta do momento’: sítio na Capital produz morango há mais de 2 anos em cultivo orgânico

f1

F1: Norris faz pole no GP da Bélgica e Bortoleto larga em 10º

Últimas Notícias

Esportes

Palmeiras bate Grêmio com gol relâmpago, vence 3ª seguida no Brasileirão e cola no Cruzeiro

Grêmio reagiu em alguns momentos da partida, mas nunca à altura do time palmeirense

Trânsito

Ultrapassagem teria causado colisão que deixou motorista em estado grave na BR-163

Um terceiro motorista teria tentado ultrapassar em faixa contínua e causado o acidente

Cotidiano

Fiscalização não encontra vestígio de vazamento de amônia em frigorífico

Nove funcionários teriam passado mal após suposto vazamentos

Esportes

Fortaleza vence Red Bull Bragantino e dá passo importante na luta contra o rebaixamento

Vitória representou uma reabilitação fundamental para o Fortaleza