PMA inicia Operação Semana Santa na prevenção e repressão à pesca predatória

A PMA (Polícia Militar Ambiental) inicia a Operação Semana Santa amanhã às 12h00 desta quinta-feira (06), com 310 policiais com foco na prevenção e repressão à pesca predatória. De acordo com a polícia, será reforçado a fiscalização nos rios em datas próximas à Semana Santa, em virtude da tradição religiosa de se consumir peixe e, […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
PMA

A PMA (Polícia Militar Ambiental) inicia a Operação Semana Santa amanhã às 12h00 desta quinta-feira (06), com 310 policiais com foco na prevenção e repressão à pesca predatória.

De acordo com a polícia, será reforçado a fiscalização nos rios em datas próximas à Semana Santa, em virtude da tradição religiosa de se consumir peixe e, então, muitos pescadores praticam pesca nos finais de semanas anteriores, para consumo no período Santo.

A PMA informa que intensificou na semana passada a fiscalização nos rios e três pescadores foram autuados administrativamente por pesca ilegal neste fim de semana. Agora no feriado prolongado da Semana Santa, a quantidade de pescadores tende a aumentar significativamente, tanto de turistas de fora e também do Estado nos rios e a fiscalização precisa estar presente no intuito de se prevenir a pesca predatória, especialmente, onde estiverem concentrados os principais cardumes.

Ao todo serão utilizados 310 Policiais até o término da operação no dia 10 (segunda-feira), às 9h00. De qualquer forma, não só nos rios, mas também haverá fiscalização a todas as atividades que de alguma forma trabalhe com recursos pesqueiros nativos. O início da operação já amanhã (quarta-feira) visa a colocar os Policiais a campo para orientações sobre as normas, mas principalmente para que a presença ostensiva, dando tempo de as equipes chegarem aos locais mais longínquos, no sentido de dissuadir pessoas que tivessem intensão de praticar crimes ambientais, mormente a pesca predatória.

Ainda segundo a polícia, a ideia é reduzir os números de autuados por crimes e infrações ambientais, que no ano passado (2022), foram 30 pessoas autuadas e R$ 77.000,00 durante a operação Semana Santa. Destes 30 autuados, 21 foram por pesca ilegal e foram apreendidos 210 kg de pescado.

Conteúdos relacionados