Pular para o conteúdo
Polícia

Plano de PCC para resgatar Marcola é descoberto após ‘salves’ para ataques a policiais em MS e DF

Protocolos de transferências de presos foram alterados após descoberta de resgate
Thatiana Melo -
Transferência de Marcola foi adiada após descoberta de plano de resgate

O plano de resgate do PCC (Primeiro Comando da Capital) para libertar Marco Willians Herbas Camacho, o Marcola, da Penitenciária Federal de foi descoberto alterando a transferência de presos nas penitenciárias. No dia 27 de outubro, a Coordenação Geral de Inteligência do sistema penitenciário federal emitiu um comunicado para que os servidores permanecessem em alerta máximo, e era um dos alvos da facção.

A descoberta se deu depois de ‘salves’ que estavam marcados para ataques a policiais penais, tanto em como em . Os dias 28 de novembro e 3 de dezembro foram marcados para os ‘salves’ pela facção, que tinha planos de fazer policiais penais ou suas famílias de reféns como ‘moeda de troca’.

Depois da descoberta do plano do PCC de resgate de Marcola, novas regras foram editadas para transferência de presos, segundo a Folha de São Paulo. Com a portaria, as transferências de detentos somente seriam autorizadas após a elaboração de um relatório de análise de risco pela Inteligência do Sistema Penitenciário Federal, e mesmo assim, ainda seria necessária a autorização de saída do detento, assinada por três autoridades designadas aleatoriamente pela Pasta.

Após o vazamento da transferência de Marcola para outro presídio, por questões de segurança, ficou adiada qualquer movimentação em relação à saída do líder do PCC para outro presídio federal.

Datas marcadas e alerta máximo

Os líderes da facção ordenaram aos membros que levantassem dados sobre os agentes de segurança para os ataques, nas penitenciárias. Duas datas teriam sido agendadas: dia 28 de novembro e 3 de dezembro.

A descoberta das datas marcadas pela facção ocorreu depois de informações circularem entre detentos encarcerados no Presídio do I, no Complexo Penitenciário da Papuda, segundo o jornal Metrópoles. Ainda foi descoberto que os presos estavam se comunicando com os chamados ‘catatais’ – bilhetes escritos em pedaços de papel – para fazer o levantamento de dados sobre policiais penais, em Brasília.

O plano da facção criminosa PCC (Primeiro Comando da Capital) em executar policiais penais federais ainda está ativo, segundo documento descoberto. Em agosto de 2022, operação prendeu 7 membros da facção que planejavam atentados contra policiais e juízes no Estado.

As penitenciárias federais alvos da facção seriam no Distrito Federal e Mato Grosso do Sul, segundo documento obtido pelo Jornal Midiamax. 

A Coordenação Geral de Inteligência do sistema penitenciário federal emitiu o alerta para que os servidores permanecessem em alerta máximo.

No documento, os alvos da facção já teriam sido identificados e alertados sobre os riscos. Ainda se pede para que os agentes evitem transitar por lugares ermos, andar uniformizados ou com qualquer acessório que os identifique. 

O alerta ainda pede para que os agentes ao entrarem em estabelecimentos tracem estratégia de fuga, caso algo aconteça. O documento foi emitido no dia 27 de outubro deste ano.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Inscrições para o Festival Curta Campo Grande terminam nesta quinta-feira

Empresária quer ‘derrubar’ Tromper alegando que MPMS não tinha ordem judicial para interceptar WhatsApp

OMC nomeia integrante da Casa Branca como diretora-geral adjunta

Ferrari é flagrada a 201 km/h em rodovia no interior de SP

Notícias mais lidas agora

mpms

Apagão de dados: MPMS atinge zero em transparência após aumentar benefícios do alto escalão

Justiça inicia julgamento sobre contrato de R$ 59 milhões da Sejusp com empresa do Sigo

Nelsinho e Tereza abrem diálogo estratégico nos EUA com embaixadora brasileira

iof deputado federal geraldo resende ccr br-163

‘Prevaleça o caminho do diálogo’, comenta Geraldo Resende sobre taxação e comitiva de senadores nos EUA

Últimas Notícias

Transparência

MP não vê irregularidades e arquiva investigação sobre segurança no Jacques da Luz

Estádio foi palco do campeonato de futebol sul-mato-grossense

Política

Solurb vai encerrar coleta de lixo para mais de 300 empresas nesta semana em Campo Grande

Medida afeta grandes geradores, o que não inclui residências e nem condomínios

MidiaMAIS

Coletivo promove noite de punk rock com shows de cinco bandas em Campo Grande

Ultimate Smackdown' é um grito de resistência da cultura underground campo-grandense

Polícia

Três mulheres são flagradas tentando entrar com drogas no sutiã em presídio de MS

Agentes penais suspeitaram de volume atípico na roupa das visitantes