Uma mulher denunciou à polícia que encontrou um casal de idosos em situação de abandono após ouvir gritos de socorro. O homem tem problemas mentais e a mulher, de 90 anos, é cega e está acamada.

À polícia a mulher disse que passava em frente à residência quando ouviu gritos de socorro. Como o portão estava encostado, ela abriu e entrou, quando encontrou um casal de idosos doentes e em estado precário.

Ao abrir a geladeira, viu que tinha apenas leite e um pedaço de estragada, não havia outros alimentos na casa.

A mulher chegou a apresentar fotos da situação na delegacia. No vídeo gravado por ela, aparentemente o casal estava brigando. A mulher afirma que o não pode bater na esposa. A idosa diz que não anda e não enxerga. “E agora como a senhora vai ficar desse jeito? Ninguém posa aqui com vocês?” O idoso responde que são apenas eles dois.

A mulher questiona sobre o irmão da idosa e se o idoso está tomando os remédios. A idosa diz que o irmão aparece às vezes, mas não confirmam se o homem está com os remédios em dia.

Os idosos contaram a ela que não têm filhos, apenas um irmão da mulher que mora em uma chácara. Este irmão estaria com o cartão de aposentadoria dos dois idosos, e que inclusive, teria assinado um termo no Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) se responsabilizando em cuidar do casal.

O caso foi registrado na Delegacia de Guia Lopes da Laguna como expor a perigo a integridade e a saúde, física ou psíquica, do idoso, submetendo-o a condições desumanas ou degradantes ou privando-o de alimentos e cuidados indispensáveis, quando obrigado a fazê-lo, ou sujeitando-o a trabalho excessivo ou inadequado.

Saiba Mais