Pular para o conteúdo
Polícia

Lutador de jiu-jítsu que matou hóspede em hotel foi transferido para SP em livramento condicional

Comarca de Valparaíso, São Paulo, é a responsável pela aplicação de medidas cautelares e por monitorar o cumprimento delas
Mirian Machado -
Rafael foi condenado a 10 anos pela morte do engenheiro Paulo (Arquivo, Midiamax)

Rafael Martinelli Queiroz, condenado por assassinar o engenheiro Paulo Cezar de Oliveira oito anos atrás em um hotel na Avenida Afonso Pena, em , teve livramento condicional e foi transferido para Valparaíso, em . Ele cumpria pena no regime semiaberto quando teve o benefício.

A decisão veio três anos após sua condenação. Em novembro de 2020, dizia que ele havia cumprido o lapso temporal de pena necessário para recebimento de livramento condicional. No dia seguinte, foi emitido o alvará de soltura, em 25 de novembro.

Ele já havia pedido transferência para Valparaíso, por ser da cidade. Como houve o livramento condicional, autorizou também a transferência, deixando a cargo do da cidade ser o responsável por aplicar medidas cautelares e monitorar o cumprimento.

Caso o assassino infrinja alguma das medidas, ele perde o benefício e volta ao sistema penitenciário.

Condenação

No julgamento, ocorrido em 27 de abril de 2017, Rafael foi condenado a 10 anos de em regime fechado pelo assassinato, contando já com a redução de cinco anos por conta dos transtornos psicológicos apresentados por ele durante todo o processo.

A defesa dele alegou que ele estava possuído no dia do crime. O teólogo Mauro Luiz Ferreira Silva, segundo-tenente da reserva e especialista em psicoteologia, foi ouvido e após responder às perguntas concluiu que Rafael estava possuído por algum tipo de demônio no dia em que matou Paulo Cezar. Ele chegou a afirmar que não poderia dar total certeza, por não ser testemunha ocular do crime, mas que pelos relatos, processos que leu, garantia em 80% a possessão.

Em junho de 2020, ele conseguiu progressão para o regime semiaberto. O Midiamax apurou que ele inclusive trabalhou na manutenção da Gameleira. No pedido para a progressão do regime, a defesa apresentou um exame criminológico que atestou que Rafael “possui capacidade psicológica para controlar seus impulsos primários e respeitar as leis e regras de conduta social”.

Rafael foi filmado no local do campeonato, após o crime. (Arquivo, Midiamax)

Assassinato

O lutador estava em Campo Grande para a 2ª edição do Campeonato “Black Belt Indoor” disputado apenas entre atletas faixa preta. O evento foi realizado no Círculo Militar, que fica na frente do hotel, na Avenida Afonso Pena, onde ocorreu o crime no dia 18 de abril de 2015.

Naquele dia, Rafael teve uma discussão com a namorada em um dos quartos do hotel, e agrediu a jovem, que estava de dois meses na época. Em seguida, ela fugiu e Rafael saiu arrombando as portas de outros quartos. Assim, chegou até o quarto de Paulo, que foi agredido pelo lutador a golpes de cadeira, morrendo no local.

Também foi apurado que a vítima estava na Capital a trabalho e o lutador, que é do interior de São Paulo, participaria de uma competição. Ainda após o crime, Rafael chegou a ir até o local onde acontecia o campeonato e foi filmado de bermuda, sem camiseta e com sangue nas mãos. Em seguida, ele foi preso em flagrante.

Já em cárcere, em outubro de 2017, ele respondeu a processo administrativo por uma briga com Luiz Alves Martins Filho, o Nando, conhecido por também demonstrar ter transtornos psicológicos, principalmente durante os júris, e é acusado da morte de mais de 10 pessoas na região do Danúbio Azul.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Vander e Kemp reforçam convite e Fábio Trad define futuro no PT até agosto

Palmeiras

Dudu é condenado a seis jogos de suspensão e multa do STJD por misoginia contra Leila Pereira

Flávio Bolsonaro (Patriota-RJ)

Em dia de operação contra Jair Bolsonaro, Flávio desembarca na Europa

Com alerta de queda de temperatura, Ponto de Apoio permanece ativo no Parque Ayrton Senna

Notícias mais lidas agora

JBS poderá pagar multa sobre valor milionário se recusar conciliação com moradores

nelsinho governo lula

VÍDEO: ‘Lei de Reciprocidade só em último caso’, diz representante do Senado em negociação com Trump

Alexandre de Moraes determina que Bolsonaro use tornozeleira e fique sem redes sociais

Nova técnica do Fortaleza será 1ª mulher à frente de time masculino no basquete brasileiro

Últimas Notícias

Polícia

Dupla é presa com mais de 6 quilos de carne sem refrigeração na BR-163 em MS

Carnes e outros alimentos não perecíveis seriam levadas para o Paraguai

Cotidiano

Aeroporto de Campo Grande ganhará nova sala VIP em 2026 

Abertura de salas no interior de MS ainda não tem previsão, conforme a Aena

Polícia

Defesa nega agressão a jovem que teve de deixar MS para fugir de ex-namorado

Defesa diz que não houve tentativa de feminicídio, como a jovem relatou anteriormente ao Jornal Midiamax

Polícia

VÍDEO: Peão sofre acidente durante montaria em exposição agropecuária no interior de MS

Devido ao impacto, a vítima precisou ser transferida para Santa Casa de Campo Grande