Pular para o conteúdo
Polícia

Justiça nega devolver 231 toneladas de produto para refino de cocaína apreendidas pela PF em MS

Companhia alegou que utilizaria acetato de etila para fabricação de tintas, vernizes e limpeza de equipamentos industriais
Danielle Errobidarte -
Material para refino de cocaína estava no pátio da empresa. (Foto: Divulgação/ PF)

A distribuidora de produtos químicos que teve 231 toneladas de acetato de etila apreendidos pela PF (Polícia Federal) em março do ano passado, em Corumbá, a 444 quilômetros da Capital, pediu liberação da mercadoria. O pedido de restituição foi negado pela Décima Primeira Turma do TRF (Tribunal Regional Federal) da 3ª Região nessa quinta-feira (9). O material apreendido foi avaliado em R$ 3 milhões.

O desembargador federal José Lunardelli considerou que o pedido de liberação da mercadoria “não preencheu os requisitos necessários para a concessão da tutela (liminar), como dano grave ou de difícil reparação ao bem apreendido”.

O produto apreendido, acetato de etila, é utilizado comumente na indústria de tintas, produtos farmacêuticos e cosméticos, mas na ocasião seria empregado no refino de cocaína. O relator afirmou que “a apreensão resultou de indícios e não da mera suposição de ilícito, como a natureza do produto, ausência de depósitos condizentes com o objeto social da empresa e a atividade desenvolvida”.

A empresa utilizou do argumento de que desenvolve importação e comercialização do produto e possui autorizações dos órgãos bolivianos, além de sustentar que o procedimento de exportação estava regular.

A 1ª Vara Federal de já havia julgado o pedido como improcedente, mas a companhia recorreu ao TRF3, afirmando que utilizava o produto químico para fabricação de tintas e vernizes. Além disso, apresentou argumento de que possui sede administrativa e depósito para armazenamento.

O desembargador federal considerou que ainda é necessário aprofundar as investigações para concluir se a companhia será autuada e o destino dos produtos apreendidos.

“A investigação policial ainda está em incipiente, de modo que a do acautelamento dos bens revela-se essencial para demonstração de materialidade e autoria delitivas, bem como para assegurar a utilidade de eventual provimento condenatório em ação penal”, concluiu o magistrado.

Apreensão foi avaliada em R$ 3 milhões

A apreensão aconteceu no dia 18 de março de 2022 e divulgada no dia 21 do mesmo mês pela Polícia Federal, que informou que as 231 toneladas de acetato transportadas em cinco caminhões até o pátio da empresa seriam de uma empresa fornecedora de

O material teria como destino uma empresa boliviana localizada na cidade de Santa Cruz de La Sierra. Após a apreensão, os policiais constataram a irregularidade no transporte e recebimento da carga, além das suspeitas sobre a empresa compradora do produto na Bolívia, que poderia ser utilizada para desvio do material para o refino de cocaína em território vizinho. 

Segundo peritos criminais da PF, o acetato de etila está presente em mais de 87% das amostras de cocaína apreendidas no Brasil. Ninguém foi preso. 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

BR-163 em MS tem nove trechos interditados nesta quarta-feira

sed

Empresário de MS foi alvo de operação da PF que mirou contratos da SED

vereadores

Investigação sobre faltas de vereadores em sessões em Jardim é arquivada

Senado cpi crimes

Fim da reeleição pode ser votado no Senado; entenda a proposta

Notícias mais lidas agora

sed

Licitações da gestão de Reinaldo na SED-MS foram alvo de quatro operações da PF por fraude

cedraz ministro tcu

Ministro do TCU destaca incertezas em proposta de leilão da BR-163 e histórico falho da CCR

Prefeita Adriane Lopes

Com voto do relator pela absolvição, julgamento da chapa de Adriane fica para semana que vem

gatos ufms saude publica

População de gatos na UFMS vira problema de saúde pública

Últimas Notícias

MidiaMAIS

Stitch chega às telonas, mas ganha comércio de Campo Grande muito antes e deixa fãs ansiosos: ‘Tenho até ciúme’

Nova versão é adaptação live-action, do original, de 2002, e estreia nesta quinta-feira (22)

Mundo

Cinco são condenados à prisão na Espanha por ofensas racistas contra Vini Jr

Condenados não serão presos

Polícia

‘Tinha tanta vontade de viver’: Amigos falam de casal que morreu em acidente na BR-262

Acidente que matou casal ocorreu após uma ultrapassagem malsucedida

Polícia

Moradores vivem cena de terror ao ter sua casa invadida por ladrão enquanto estavam dormindo

No momento do crime havia uma idosa, três crianças e outras pessoas dormindo na casa