Pular para o conteúdo
Polícia

Juiz nega pedido e suspeito de tráfico é proibido de cultivar ‘cogumelos mágicos’ em Campo Grande

Ele pretendia cultivar os cogumelos sem que pudesse ser preso novamente
Renata Portela -
Cogumelos apreendidos (Foto: Nathalia Alcântara/Jornal Midiamax)

Na quarta-feira (22) foi negado habeas corpus ao homem de 29 anos, que já foi preso por tráfico de drogas pela produção de cogumelos alucinógenos em . O pedido era para que pudesse produzir sem ser preso.  

O Marcio Alexandre Wust, da 6ª Vara Criminal, negou o habeas corpus. Na decisão ele esclareceu que não há autorização concedida pela Anvisa.

Também que não existe prescrição médica de uso medicinal do fungo Psilocybe cubensis, o ‘cogumelo mágico’. Além disso o homem não tem curso ministrado por associação e comprovada por certificado.

Por fim, que o laudo médico apresentado recomenda a utilização do cogumelo para pacientes com TDAH (Transtorno com Déficit de Atenção e Hiperatividade), mas não é prescrito o uso ao paciente.

Entenda o caso

Preso em fevereiro deste ano por tráfico de drogas, após ser flagrado com cultivo de cogumelos alucinógenos, homem de 29 anos tentou na Justiça o direito de plantar os cogumelos. A alegação é de que ele utiliza o produto para tratamento de TDAH.

Conforme o pedido feito na 6ª Vara Criminal Residual de Campo Grande, o homem tem relatório médico que recomenda o tratamento com os cogumelos. Tal cogumelo seria da espécie Psilocybe cubensis.

Ainda é relatado que tal cogumelo não entra na lista de plantas que podem originar substâncias entorpecentes ou psicotrópicas. No entanto, como já noticiado pelo Midiamax, esses cogumelos têm a substância psicotrópica psilocina.

Tal substância é catalogada como entorpecente, pela Portaria nº 344 de 12 de maio de 1998, da Anvisa. Ainda na peça, a defesa pede salvo-conduto para que o paciente possa cultivar o fungo sem que sofra em flagrante.

Ainda é anexado laudo médico, que esclareceria o tratamento.

Presos por produção e venda de cogumelos

O homem de 29 anos e um jovem, de 19 anos, foram presos no dia 8 de fevereiro, com grande quantidade de cogumelos. Eles foram detidos na região do Tiradentes, mesmo bairro onde fica localizada a (Delegacia Especializada de Repressão ao Narcotráfico).

Assim, com denúncias feitas por testemunhas, os policiais chegaram até o laboratório do acusado. No local, foram apreendidos dois quilos de cogumelo, de diversas formas, até mesmo em cápsulas.

Apesar do flagrante, o suspeito alegou que o cogumelo é produzido e vendido para seitas. Já o jovem de 19 anos era ajudante do suspeito e também foi preso.

Ainda segundo a polícia, o responsável pelo cultivo, além de produzir, também ministrava e vendia curso sobre a produção de cogumelos. Ele já tinha ao menos 400 ‘alunos’.

Essa droga era vendida por encomenda, custando R$ 100 uma pequena porção. Também foram apreendidos computadores e celulares na residência.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Desempregado? Feirão de empregos chega ao Jardim Canguru nesta terça-feira

Promotor cobra ‘prestação de contas’ das políticas para LGBTQIAPN+ em Amambai

Fumacê amplia o combate à dengue em quatro bairros de Campo Grande

Checklist Definitivo para Escolher a Chácara Ideal para seu Evento

Notícias mais lidas agora

Sem ajuda, adolescente teria agonizado até a morte em clínica para dependentes de MS

lei da reciprocidade

Relatada por Tereza Cristina, Lei da Reciprocidade é publicada em resposta ao ‘tarifaço’ de Trump

axolote medicina cancer de mama 2

Cientistas descobrem novo superpoder de animal que vive no Bioparque Pantanal

UBS da Reserva Indígena de Dourados recebe ar-condicionado após quatro anos de espera

Últimas Notícias

Política

Rinaldo Modesto deve acompanhar Rose e se filiar ao União Brasil

Parlamentar é candidato à reeleição em 2026

Política

Fábio Trad pode ser nome do PT para disputar o Governo do Estado em 2026, diz Zeca

Zeca destaca o otimismo com a disponibilidade do futuro político que Trad ainda não definiu

Famosos

Wagner Moura é esnobado no Emmy 2025; veja lista de indicados

Cotado para o Emmy 2025, Wagner Moura é esnobado e não leva nenhuma indicação por Ladrões de Drogas; veja a lista completa

Polícia

Confronto com a polícia acaba com criminoso morto em Campo Grande

Criminoso tem várias passagens, inclusive por latrocínio