A Polícia Civil investiga um crime de abandono de incapaz, depois de uma idosa com total deficiência visual ser flagrada pelo vizinho pulando o muro da residência, no bairro Jardim das Macaúbas, em Campo Grande.

À polícia, o vizinho contou que viu a idosa pulando por cima do portão e a ajudou a descer. A mulher afirmou que estava fugindo.

Ela disse que mora com a filha e mais três netos menores de idade. Disse ainda que é agredida pela filha e por um dos netos e por isso resolveu fugir.

A filha havia saído há 8 dias e está viajando para outro Estado, e a deixou sozinha com as crianças.

Segundo a polícia, a idosa que não se lembra a idade, nem a data de nascimento, tem deficiência visual e não tem condições de fazer sua própria alimentação e nem de ficar responsável por outras pessoas.

Os policiais militares visualizaram que na casa não tinha comida pronta e pouca para ser preparada. Ela não havia tomado café da manhã e por isso o vizinho lhe deu. Ela ainda contou que as crianças são responsáveis por fazerem a comida e que eles estavam na escola e só faziam na hora do almoço e muitas vezes nem jantavam. 

Ela também não soube informar em qual escola os netos estudam.

A idosa não apresenta ferimentos ou marcas no corpo e foi encaminhada para a Depac Cepol. Uma assistente social foi acionada para levar a idosa para um abrigo.

O caso foi registrado como abandono de idoso, vias de fato e expor a perigo a integridade e a saúde física ou psíquica do idoso.

Operação Virtude

No mês de outubro, de 2 a 31, a Polícia Civil realizou a Operação Virtude em todo o Estado de MS para combater a violência contra os idosos. Vinte e cinco pessoas foram presas.

Com o empenho de 640 policiais civis e 170 viaturas, foram realizadas 32 palestras, 221 diligências e 75 denúncias apuradas. Além disso, foram instaurados 109 Inquéritos Policiais.

Foram presas 21 pessoas em flagrante e quatro por mandado de prisão. Houve ainda o cumprimento de três mandados de busca, resultando na apreensão de uma arma branca, uma arma de fogo longa, uma arma de fogo curta e 28 munições. 

Desenvolvida em todo o país, a Operação recebeu esse nome porque Virtude é a disposição de um indivíduo de praticar o bem, o correto e o desejável, evitando assim o mal.