Grupo criminoso que enviava cocaína para Europa pela fronteira de MS é alvo da Polícia Federal
Grupo movimentou mais de 17 toneladas de cocaína
Renata Portela, Thatiana Melo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Um grupo criminoso que movimentou mais de 17 toneladas de cocaína que entrava no Brasil através de Ponta Porã, com destino a Europa é alvo da Polícia Federal nesta quinta-feira (30). São cumpridos 17 mandados de prisão preventiva e 37 mandados de busca e apreensão.
Os mandados são cumpridos no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Amazonas e Rondônia, e em Assunção, no Paraguai. A operação é em conjunto com a Receita Federal. Também foram expedidos mandados de sequestro de 87 bens imóveis, 173 veículos, uma aeronave, bloqueios de contas bancárias vinculadas a 147 CPFs e CNPJs, 66 bloqueios de movimentação imobiliária de 66 pessoas físicas e jurídicas e a proibição de expedição de GTAs (Guia de Trânsito Animal) por quatro investigados, totalizando a execução de 534 ordens judiciais.
Segundo informações da Polícia Federal, as investigações descobriram que a cocaína que era produzida na Bolívia era enviada para o Brasil por um fornecedor paraguaio e a droga entrava por Ponta Porã. Depois a cocaína era transportada em caminhões até o Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
Já no sul do país, a cocaína era armazenada nas próprias empresas da organização criminosa ou em depósitos próximos aos portos de Rio Grande e Itajaí. A droga era inserida em cargas regulares com a intervenção e coordenação da alta administração das empresas de logística, sem o conhecimento dos contratantes, proprietários das cargas lícitas.
Quando a droga chegava na Europa, o grupo comprador furtava a parte da carga regular que continha a cocaína, para distribuição em diversos países da Europa. Em 2 anos, a organização criminosa movimentou 17 toneladas de drogas que tinham como destino a Europa, sendo que 12 toneladas foram apreendidas.
A Operação Hinterland começou em março de 2021, a partir de informações recebidas pela Polícia Federal de que 316 quilos de cocaína haviam sido apreendidos na cidade de Hamburgo, na Alemanha, em dezembro de 2020, a partir do Porto de Rio Grande.
Notícias mais lidas agora
- Ex-diretor da Ceasa é condenado por desvios de R$ 451 mil em cobrança ilegal a produtores
- Amigos fazem vaquinha para que mãe de MC LaBrysa viaje a Cuiabá, onde jovem foi encontrada morta
- ‘Uma nova estrelinha’: Morre bebê afogada em bacia pela mãe em São Gabriel do Oeste
- Morre homem que ameaçou namorada com arma e entrou em confronto com o Choque em Campo Grande
Últimas Notícias
Claudia Leitte descobre suposto boicote de Ivete Sangalo e corta amizade; saiba detalhes
Claudia Leitte teria cortado relações com Ivete Sangalo após descobrir suposto boicote promovido por Ivete Sangalo nos bastidores da indústria
‘Patrimônio da Ary Coelho’, Barbosa vende pipoca na praça há 28 anos e inova com porção de queijo frito
Pipoqueiro passou por muita luta ao longo de quase três décadas, mas, resistiu na praça e inovou criando porçãocom o tão desejado queijinho
Pagamento de diárias à ex-prefeita vira alvo de inquérito civil em Sidrolândia
Gestão de Vanda Camilo foi marcada por escândalo de corrupção no município
Ministério da Saúde libera recursos de cofinanciamento para ações e serviços de saúde em MS
Valores somam R$ 913 milhões para municípios e o Estado
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.