O assassinato de Edvaldo Carlos Ramos, de 56 anos, morto com três tiros na madrugada de domingo, 1º de janeiro, ocorreu após uma briga entre a vítima e o autor. O motivo do desentendimento seria o interesse pela mesma mulher, uma garota de programa, segundo o delegado Rodolfo Daltro, da 5ª delegacia de Polícia Civil de Campo Grande.

Segundo o delegado, Gringo estava com a garota de programa há dois dias em sua casa e os dois homens acabaram brigando por causa da mulher. O assassinato aconteceu por volta das 4h30. Após os tiros, ele deu alguns passos e morreu no portão da casa onde morava.

Na época, vizinhos relataram que viram Gringo com uma mulher e, em seguida, discutindo com um homem. Os tiros aconteceram e tanto a mulher quanto o outro homem fugiram do local.

Os próprios vizinhos foram até a delegacia Piratininga a pé e avisaram sobre o crime. O celular de Gringo foi encontrado próximo da região. De acordo com o boletim de ocorrência, no bolso da calça de Gringo foram encontradas duas pedras de crack.