Pular para o conteúdo
Polícia

‘Galã do PCC’ é condenado por lavagem de dinheiro pela Justiça Federal na compra de terrenos

‘Galã do PCC’ foi condenado a 6 anos e 2 meses de reclusão
Renata Portela, Thatiana Melo -

Elton Leonel Rumich da Silva – conhecido como o ‘Galã do PCC’ e considerado um dos suspeitos pela morte do narcotraficante Jorge Rafaat, em junho de 2016 – foi condenado pela por lavagem de dinheiro, nesta segunda-feira (4). 

‘Galã do PCC’ foi denunciado em julho de 2020 pela lavagem de dinheiro e ocultação de bens, oriundos do tráfico de drogas e armas. Ele  é apontado pelo MPF (Ministério Público Federal) como dono de uma empresa no onde usava nome falso de Ronald Rodrigues Benites. 

Junto de um sócio, Elton teria comprado cerca de 17 terrenos em setembro de 2014, onde seriam feitas construções. A defesa pediu pela absolvição e improcedência da denúncia. “No que tange ao crime de organização criminosa, tendo em vista a definição legislativa e doutrinária, sustenta que não restaram comprovadas a efetiva participação da acusada ou sequer a liderança do corréu ELTON LEONEL sobre o suposto grupo criminoso, requerendo, portanto, a absolvição à míngua de provas da autoria ou mesmo da materialidade do delito em apreço.”

A defesa ainda alegou não existir prova contra ‘Galã do PCC’ no que tange aos imóveis. “No que toca aos imóveis indicados pelo Ministério Público Federal na denúncia, que teriam sido adquiridos em nome de terceiras pessoas, alega não existir qualquer prova do envolvimento de ELTON LEONEL RUMICH DA SILVA na aquisição dos bens, especialmente em relação àqueles adquiridos e registrados por VÂNIA KARINA SOARES MONTANIA, BRUNA FRANCINI GOMES, TÂNIA JUDITE SOARES MONTANIA e ELIDE MARIA MORETTI, o que ficou demonstrado com os interrogatórios judiciais e depoimento das testemunhas.”

A sentença de condenação de Elron Leonel foi publicada nesta segunda-feira (4), pela 3º Vara Federal de ‘Galã do PCC’ foi condenado a 6 anos e 2 meses de reclusão.

Quem é ‘Galã do PCC’

Elton é considerado um dos principais nomes do PCC (Primeiro Comando da Capital) na fronteira, líder do tráfico na região. Quando condenado em agosto de 2019 a 19 anos de prisão, ‘Galã do PCC’ foi denunciado pela abertura de uma empresa de fachada com sede em Ponta Porã, com objetivo de lavar dinheiro. Com a Construtora JB Progresso, cinco denunciados, sob o comando de Galã, adquiriam imóveis e veículos a fim de ocultar e dissimular a procedência ilícita e a real propriedade dos bens.

As investigações na época comprovaram compra, venda e simulações de transferências de imóveis localizados em Ponta Porã, Diadema (SP), Santos (SP) e Presidente Prudente (SP) em nome de laranjas ou da empresa de fachada. As transações totalizaram 43 atos de lavagem de dinheiro entre 2013 e 2019.

‘Galã’ também é acusado de ter participado da morte do narcotraficante Jorge Rafaat Toumani. Segundo informações, com a morte de Rafaat, o objetivo era assumir os negócios com o fornecimento de drogas na fronteira do com o Paraguai.

Em 2020, uma nova guerra pelo controle do tráfico de drogas foi marcada por uma série de assassinatos na fronteira entre Ponta Porã, cidade localizada no sul de e Pedro Juan Caballero no Paraguai.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Na frente de casa, homem é espancado e esfaqueado nas costas por desconhecidos em Campo Grande

tmpo

Quinta-feira será de sol e chance de chuvas em MS

Homem é atingido por 6 tiros no abdômen no Tarumã em Campo Grande: ‘Porque está fazendo isso?’

Nadine Heredia, condenada por corrupção, desceu em Brasília em jatinho da FAB, pediu asilo político e levou na hora

Notícias mais lidas agora

CNMP inclui na pauta recurso contra Alexandre Magno uma semana após indicação para conselho

Ações judiciais que somam R$ 24,6 milhões podem ‘tomar’ sedes e imóveis do Sindijus

patrola

TJMS ordena que Patrola indenize família de motociclista que morreu em acidente com caminhão da ALS

Retirando o que não presta

Últimas Notícias

Esportes

Onde assistir: Quinta-feira encerra rodada do Brasileirão e quartas de finais da Liga Europa

Cruzeiro encara o Bahia no Campeonato Brasileiro masculino e o Inter pelo feminino

Polícia

Ao sair de conveniência, homem é esfaqueado 2 vezes por desconhecido no Noroeste em Campo Grande

Homem estava com um grupo que se desentendeu com o autor

Polícia

Homem morre ao podar árvore e sofrer descarga elétrica em MS

Dimas ainda caiu de uma altura de 3 metros

Cotidiano

Prepare a agenda: Confira o que abre e o que fecha na Semana Santa em Campo Grande

Comércio fecha na sexta-feira, mas abre no feriado de Tiradentes