Pular para o conteúdo
Polícia

Familiares de vítimas de feminicídio e homicídio são contemplados com projeto da Sejusp

Autoridades civis e militares marcaram presença no 1º Workshop do Projeto Acolhida
Lívia Bezerra -
(Divulgação)

Na manhã desta terça-feira (24), autoridades civis e militares estiveram presentes no 1º Workshop do Projeto Acolhida, da Sejusp (Secretaria de Justiça e Segurança Pública) de , na Acadepol (Academia de Polícia Civil). O projeto contempla familiares de vítimas de feminicídio e homicídios dolosos.

Entre as autoridades presentes, estiveram o Delegado-Geral da Polícia Civil, Roberto Gurgel de Oliveira Filho, e o Secretário da Sejusp, Antonio Carlos Videira. O projeto, que será implantado em primeiramente, atenderá as vítimas indiretas, que são os familiares das vítimas dos crimes, como feminicídio e homicídio doloso. 

(Divulgação)

Sendo assim, os familiares serão assistidos pelo projeto, onde poderão relatar as necessidades surgidas com o crime, através de um registro específico realizado na delegacia. As necessidades incluem inventário dos bens deixados pela vítima, guarda das crianças, mudança de escola, auxílio-funeral, levantamento de alvará judicial da conta bancária, acompanhamento psicológico ou de saúde, pedido de pensão, benefícios previdenciários e ações judiciais de indenização.

Após o relato, o boletim de ocorrência será encaminhado aos órgãos públicos que devem prestar assistência a essas vítimas indiretas, o que deve promover uma integração entre os órgãos públicos do Estado. Além da Sejusp, os órgãos envolvidos são o Ministério Público Estadual, Estadual e da União, Tribunal de Justiça, Município de Campo Grande (Secretarias de Saúde, e Assistência Social), dentre outros.

Muito satisfeito, Antonio Carlos Videira ressaltou a importância da integração que este workshop promove. “Fico muito feliz em ver as tratativas caminhando a passos largos, para atendimento das vítimas indiretas, principalmente de homicídio e feminicídio. São muitos os desafios, mas esse workshop é a prova de que integrados e unidos, poderemos conseguir bons resultados, com um propósito só”.

O projeto também recebe um apoio e integração da PC de MS e o Delegado-Geral destacou: “Hoje é um dia de muita alegria, pois, mais uma vez Mato Grosso do Sul sai na frente, inovando e fazendo aquilo que é o desejo de todo, uma assistência ampla e transversal, que vai acolher quem tanto precisa”.

Gurgel reforçou que o trabalho dos policiais civis é importante para que os crimes sejam solucionados e agora é motivo de comemoração com o Projeto Acolhida. “A Polícia Civil tem feito seu trabalho exemplar na solução de crimes de homicídio e feminicídio, agora é hora de dar um passo a mais e atender as vítimas indiretas. Algo inédito e inovador, que merece nosso apoio e a integração da Polícia Civil e que também merece ser replicado”.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Dom Orani participa do conclave e traz consigo “profecia” de religiosa

Nas partidas iniciadas às 18h30, Palmeiras perde para o Bahia, enquanto Cruzeiro vence o Vasco

Brasileira está entre os 11 mortos por atropelamento em festival no Canadá

Morador do Jardim Monte Alegre cai em ‘golpe de investimento’ e sofre ameaças

Notícias mais lidas agora

Vacinação contra a gripe

Mudanças climáticas antecipam síndromes respiratórias e vacinação ampliada pode frear surto

sigo mpms contrato

MP reforça pedido para Justiça suspender contrato da Sejusp com empresa do SIGO

Virada histórica em partida com nove gols marca estreia do Operário no Brasileiro A3

Corinthians expõe falhas a Dorival no Maracanã e é goleado pelo Flamengo

Últimas Notícias

Esportes

Com ‘Lei do ex’, Bragantino vence Santos na Vila e assume a terceira posição no Brasileirão

Com uma vitória convincente por 2 a 1 sobre o Santos na Vila Belmiro, o Red Bull Bragantino ascendeu à terceira colocação do Campeonato, igualando a pontuação do Palmeiras com 13 pontos

Emprego e Concurso

Processo seletivo para analista aberto em Campo Grande tem uma vaga com salário de R$ 6,8 mil

Vaga é para analista técnico no Sesi-MS (Serviço Social da Indústria) e inscrições seguem até 5 de maio

MidiaMAIS

Programação semanal do Sesc Teatro Prosa une inclusão, cinema e música ao vivo

Estão previstas, a partir de terça-feira, apresentações do primeiro longa-metragem dirigido por pessoa com deficiência, além de musicalização improvisada de cinema-mudo

Polícia

Motorista de aplicativo é liberado, mas passageiros acabam presos por tráfico de drogas

Motorista comprovou que no momento da abordagem, realizava corrida por plataforma de transporte de passageiros