A PMA (Polícia Militar Ambiental) autuou dono de sítio em R$ 4,2 mil por armazenamento, exploração e comercialização de madeira retirada de área protegida por lei, em , cidade a 404 quilômetros de Campo Grtande.

Após denúncias de exploração, comercialização e armazenamento ilegal de madeira no assentamento Santa Rosa, no município, uma equipe de autuou o assentado, proprietário de um sítio no assentamento, por armazenamento e exploração de madeira retirada da Reserva Legal Coletiva obrigatória do assentamento, a qual é protegida por lei, nesta segunda-feira (27).

Segundo a polícia, foram encontrados e apreendidos em seu lote, 13,30 m³ de madeira nativa serrada de várias espécies, especialmente, das espécies faveiro (Peltophorum dubio) e peroba (Aspidosperma polyneuron) em formato de pranchas, vigas e mourões. O assentado afirmou que parte da ele utiliza no seu imóvel e também vende. Afirmou também que comprou parte do material de vendedores do próprio assentamento, dos quais não sabe o nome, bem como parte retirou de dentro da reserva legal já serrada e que não possui documentação ambiental.

O infrator, de 50 anos, residente em Itaquiraí, foi autuado administrativamente e foi multado em R$ 4.200,00. Ele também responderá por crime ambiental. Se condenado, poderá receber pena de detenção de três meses a um ano.