Vítima de 38 anos procurou a DEPAC (Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário) do Centro de Campo Grande, na manhã desta sexta-feira (8), para registrar um extravio e, também, o crime de furto qualificado, após perceber inúmeras transações feitas em seu cartão de débito extraviado.

De acordo com boletim de ocorrência, na noite da última quinta-feira (7), a vítima, que trabalha como motorista de aplicativo, percebeu que extraviou seus documentos pessoais, inclusive um cartão de débito. Ao acessar o app do banco para efetuar as medidas de segurança recomendadas, porém, percebeu que foram feitas 6 compras desconhecidas em conveniências e tabacarias, resultando em um prejuízo de R$582,50.

O que fazer quando perder o cartão?

De acordo com instruções do Serasa, “assim que o titular perceber a falta do cartão, o primeiro passo é entrar em contato com a instituição financeira e pedir o bloqueio e cancelamento dele. Ligue para o banco ou empresa administradora do cartão de crédito ou débito imediatamente. Informe-os sobre a perda do cartão e, caso tenha identificado transações não autorizadas, liste para a empresa as compras indevidas”.

Lembre-se de que cada instituição financeira pode ter procedimentos ligeiramente diferentes, portanto é importante seguir as instruções específicas fornecidas por eles. A rapidez com que agir ajudará a minimizar o prejuízo causado pelo uso indevido do cartão.