Indignação e dor: sentimentos que a família de Kauan Rios da Silva, de 14 anos, relataram na manhã desta terça-feira (26), na despedida do garoto que morreu afogado, no rio Anhanduizinho, depois de desaparecer na última quinta-feira (21), em Campo Grande.

O primo do pai de Kauan falou com o Jornal Midiamax. Cleison Mário dos Santos, de 38 anos, contou que Kauan era muito alegre e torcedor do Corinthians. “Como aguentaram 3 dias quietos?”, disse Cleison ao se referir ao fato de que quando a vítima saiu de casa, teria dito que ia para a escola junto de três amigos, e que os garotos sabiam que Kauan tinha se afogado e não falaram nada para a família da vítima.

A família chegou a registrar um boletim de ocorrência pelo desaparecimento de Kauan, que foi encontrado morto afogado na manhã de segunda-feira (25) pelo Corpo de Bombeiros. A família do adolescente está indignada com a atitude dos amigos de Kauan. “Estavam vendo nosso sofrimento”, disse Cleison.

A mãe de Kauan teve de ser amparada e estava inconsolável com a perda do filho mais novo. O adolescente tinha outro irmão de 15 anos. O pai de Kauan não quis falar com a imprensa. Cleison ainda falou sobre o fechamento do local onde o garoto se afogou para que outras pessoas não morram afogadas. 

“Está difícil amizade. Temos de rever com quem nossos filhos andam”, fala Cleison.

Kauan encontrado 

Mergulhadores do Corpo de Bombeiros iniciaram as buscas por volta das 7 horas desta segunda. O corpo foi encontrado depois de aproximadamente 2 horas de trabalho.

O corpo estava enroscado em galhos de árvore, a cerca de 1 quilômetro de onde o adolescente desapareceu na última quinta-feira (21), quando saiu para nadar com outros três amigos. 

A Perícia foi acionada. O pai de Kauan já havia procurado a delegacia para registrar o desaparecimento do filho, que saiu de casa com três amigos por volta das 11h na semana passada.

Desaparecimento

Os amigos de Kauan só revelaram o afogamento do adolescente no domingo (24), quando foram até a casa do pai da vítima e contaram que o grupo foi na quinta-feira tomar banho no rio e Kauan teria se afogado. 

Eles disseram que tentaram salvar ele, mas não conseguiram e que não contaram nada antes por medo do pai da vítima.

O pai então teria feito com que os meninos mostrassem o lugar para o Corpo de Bombeiros, já entre as 21h e 22h de domingo, mas nada encontraram, devido à escuridão. As buscas foram iniciadas nesta segunda-feira (25), quando roupas e chinelo do adolescente foram encontrados.