A Depac (Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário) Cepol inaugurou na tarde desta quinta-feira (5) sala exclusiva instalada pela (Ordem dos Advogados do Brasil seccional ) para que advogados atendam seus clientes após as prisões.

Com acesso através da biometria, trata-se de uma sala de apoio que contém internet, computador e impressora. Ao todo ela custou R$20 mil, com recursos próprios da OAB-MS. Na inauguração, estiveram presentes o delegado titular da Depac Cepol, João Eduardo Davanço, delegado adjunto Rodrigo Camapum e diversos delegados e delegadas membros da OAB.

Presidente da OAB, Bitto Pereira, destacou outros locais em que a sala será instalada. “Vamos fazer isso em vários outros locais. A primeira é aqui, mas já estamos com projetos prontos em vários outros locais. Teremos na Justiça do Trabalho, em , em e em algumas comarcas do interior de Mato Grosso do Sul”, adiantou.

Ainda conforme o presidente da OAB-MS, “Essa parceria institucional entre OAB e secretaria de segurança e Policia Civil de Mato Grosso do Sul possibilita um atendimento da advocacia num local onde os advogados tenham atendimento diário”, pontuou.

Para o Delegado-Geral da Polícia Civil de Mato Grosso do Sul, Roberto Gurgel de Oliveira Filho, falou sobre a relação da polícia com advogados. “É um momento importante tanto para a policia civil quanto para advocacia, uma vez que as pessoas entendem que estamos em lados opostos e não, todos nos temos o desejo, independente de qual carreira escolhemos, de uma sociedade mais segura”

A sala é uma reivindicação que os advogados haviam feito. E foi construída em 30 dias desde a chegada do ofício ao projeto entregue. “Quando vamos falar em uma delegacia de polícia de qualquer área, qualquer espaço, temos um lote muito grande para a segurança das pessoas, então também pensamos na segurança dos advogados, garantir um ambiente seguro ao trabalho deles, até porque nós estamos dentro de um ambiente que é nossa responsabilidade. É a minha responsabilidade e de cada policial que está aqui garantir a sua segurança e a segurança de cada familiar, vitima e testemunha e advogado que esta trabalhando”, concluiu Gurgel.