Com o objetivo de prejudicar o abastecimento de maconha em grandes centros, causando prejuízos ao crime organizado, policiais brasileiros e paraguaios fazem novas investidas contra fazendas de produções na fronteira com Mato Grosso do Sul.

O foco de ação da Senad (Secretaria Nacional Antidrogas) do , que conta com a parceria da , desta vez é a fronteira entre Capitán Bado e e faz parte da 36ª Operação Nova Aliança.

Com postos operacionais avançados na região, as incursões contra os fazendeiros do narcotráfico devem durar 15 dias e envolver agentes e helicópteros da Polícia Federal do Brasil e também do Paraguai.

Segundo levantamento preliminar das autoridades paraguaias, em apenas um dia já foram detectados 13 hectares de plantações de maconha, além de 6 acampamentos de narcotraficantes.

Estima-se que 39 toneladas de maconha foram retiradas de circulação, gerando uma perda de lucro para o narcotráfico de aproximadamente 5,8 milhões de dólares, levando em conta o médio da maconha no Brasil.