Policiais paraguaios fazem desde as primeiras horas da manhã dessa quarta-feira (29) diversas buscas na Penitenciária Regional de Pedro Juan Caballero, na fronteira com , no Mato Grosso do Sul.

A também acontece em mais quatro presídios de Concepción, Encarnación, Missiones e Coronel Oviedo. Os procedimentos acontecem em decorrência do assassinato do ex-diretor penitenciário Domingo Bazán Rojas, ocorrido na semana passada.

Na Penitenciária Regional Pedro Juan Caballero, o procedimento está sendo conduzido pelo agente fiscal Pablo René Zárate, que já confirmou a de um aparelho celular durante que será submetido a perícia. 

As buscas foram feitas em duas celas. Ainda não há detalhes sobre as buscas realizadas nas outras penitenciárias paraguaias.

A execução do ex-diretor dos Estabelecimentos Penitenciários, Domingo Bazán Rojas, na manhã da última quinta-feira (23), em Concepción, está articulada com ações feitas pelo Clã Rotela, que estaria com ciúmes de privilégios dados aos faccionados do PCC (Primeiro Comando da Capital).

A hipótese faz parte das investigações relacionadas ao clã de criminosos paraguaios em retaliação aos agentes penitenciários de Pedro Juan Caballero e outros presídios. A morte de Bazán, segundo a polícia, também está ligada a outros três casos.

Saiba Mais