Nesta quarta-feira (9), as mulheres indígenas da Aldeia Água Bonita, em Campo Grande, estão recebendo orientações sobre violência doméstica, vagas de emprego, atendimento jurídico e serviços médicos. O evento acontece em alusão ao Agosto Lilás, uma campanha de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher, que visa intensificar a divulgação da Lei Maria da Penha para pôr fim à violência doméstica e sensibilizar a importância da denúncia.

O Agosto Lilás foi instituído por meio da Lei Estadual nº 4.969/2016 e neste ano celebra os 17 anos da publicação da Lei Maria da Penha. A ação desta quarta-feira (9) é necessária para mostrar que a violência doméstica precisa ser denunciada, segundo a Delegada Titular da Deam (Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher), Elaine Benicasa.

“As políticas públicas não olham as etnias, mas sim a toda e qualquer tipo de mulher. Toda mulher que se sentir violentada de alguma forma deve procurar ajuda, rede de proteção e a DEAM. Todas as mulheres não estão sozinhas. Para que as ações que o Estado programa e o município cria sejam efetivadas é importante que a mulher registre a ocorrência e procure ajuda. Se não, nada adianta estarmos aqui”.

Delegada Titular da Deam, Elaine Benicasa (Henrique Arakaki, Midiamax)

Pela primeira vez em 13 anos, a Deam, de , está na aldeia em uma ação como essa e a delegada destaca: “É um dia a ser comemorado, não só pelo dia 9, que se comemora o Dia Internacional dos Povos Indígenas, mas pela nossa vinda até a comunidade. Em 13 anos como delegada de polícia eu nunca vi a delegacia da mulher indo, se dispondo, abrindo as portas presencialmente e se deslocando para as comunidades, num conceito verdadeiro e genuíno de acolhimento, pois esse é o verdadeiro acolhimento. Nós estamos aqui dispostos a fazer isso”, destaca a delegada.

Campanha Agosto Lilás na aldeia indígena Água Bonita (Henrique Arakaki, Midiamax)

A subsecretária de políticas públicas para as mulheres, Gisele Francerino, ressaltou a presença da delegacia na comunidade. “É muito importante que a delegacia esteja aqui dentro da comunidade repassando todas as informações e orientações, registrando boletins de ocorrência, pois temos investigadores aqui. Então, nós montamos uma grande rede de apoio aqui para todas as mulheres que quiserem vir aqui participar”.

Agosto Lilás

Promovido pelo Governo do Estado, através da Setescc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte, e Cidadania), Subsecretaria de Estado de Políticas Públicas para Mulheres e Subsecretaria de Estado de Políticas Públicas para os Povos Originários, o evento também ocorre em alusão ao Dia Internacional dos Povos Indígenas. A data, celebrada nesta quarta-feira (9), reforça a luta para garantir os direitos dessa população.

Estão presentes na ação a Deam (Delegacia de Atendimento à Mulher), (Fundação do Trabalho de Mato Grosso do Sul), Dsei (Distrito Sanitário Especial Indígena/MS), Funai (Fundação Nacional dos Povos Indígenas), (Secretaria Municipal de Saúde de Campo Grande) e SDHU (Subsecretaria de Defesa dos Direitos Humanos de Campo Grande).

Nesta quinta-feira (10), será a vez da Aldeia Darcy Ribeiro receber a campanha, a partir das 9h da manhã, com intervalo às 12h e retorno a partir das 13h30. O encerramento será às 16h. O endereço é: Rua Era Atômica, nº 30, Noroeste.