Durante depoimento após ser preso pelo homicídio de César Rocha dos Santos no último sábado (3) – dia seguinte ao crime – ‘Coquinha’ alegou legítima defesa e disse ter recebido ameaças da vítima. Ele afirmou que se não tivesse matado ‘Cesinha’, teria morrido no lugar dele.

O autor confirmou que conhecia a vítima e, há aproximadamente 15 dias, ‘Cesinha’ teria o agredido fisicamente com uma barra de ferro na cabeça e ombro. Segundo ele, desde então não encontrou mais a vítima, mas durante esse período teria recebido mensagens de ‘Cesinha’ com ameaças de morte.

Ele ainda alegou que no dia do crime, por volta das 6h, andava pela rua quando foi surpreendido pela vítima, que estava com um facão. Ele afirmou que César correu atrás dele e que, por estar com o joelho machucado, parou de correr e virou para a vítima.

O autor afirmou que César desferiu dois golpes com o facão, mas ele conseguiu desviar. Em seguida, ele deu uma facada na costela da vítima, e alegou andar com a faca em razão das ameaças sofridas.

Logo depois, ele jogou a faca em uma boca de lobo e teria ido até a Defensoria Pública procurar orientação para se apresentar na delegacia. Entretanto, no sábado (3), foi preso por policiais militares próximo à sua residência, na Avenida Ernesto Geisel.

(Foto: Henrique Arakaki – Jornal Midiamax)

O crime

Valdinei Oliveira Santos, de 43 anos, o ‘Coquinha’, foi preso na área central de Campo Grande. O suspeito confessou o crime e disse que uma rixa por causa de mulher seria o motivo da desavença entre os dois. 

A prisão aconteceu por volta das 15h durante buscas feitas pela Polícia Militar e GOI (Grupo de Operações e Investigações). Valdinei foi encontrado na região da antiga rodoviária e tentou fugir da PM, que o abordou já na altura do camelódromo da cidade. O criminoso estava com um facão na cintura.

Ao ser preso, ‘Coquinha’ confirmou o que aparece nas imagens que mostram o homicídio. Segundo ele, a vítima o surpreendeu e tentou atacá-lo com um facão, no entanto, o suspeito conseguiu se desvencilhar e acertar uma facada no peito de ‘Césinha’, que morreu minutos depois.

Valdinei foi levado para a Depac (Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário) do Centro e vai responder por homicídio doloso qualificado. 

‘Cesinha’ foi assassinado a facada

‘Cesinha’ foi morto com uma facada próxima ao coração, na manhã desta sexta-feira (2) na região da Antiga Rodoviária, em Campo Grande. 

faca usada no assassinato foi apreendida em um bueiro, na Rua Barão do Rio Branco. Logo após o crime, equipe da 1ª Delegacia de Campo Grande e GOI (Grupo de Operações e Investigações) analisaram as imagens de segurança da região.

Assim, notaram que o autor desceu a Rua Barão do Rio Branco, sentido Centro, e jogou a faca no bueiro. Ainda conforme a polícia, a vítima tinha passagens criminais.

‘Cezinha’ era pedreiro, mas passou a se envolver com o uso de drogas, chegando a furtar as obras em que trabalhava. Nas imagens é possível perceber quando o autor desce a Rua Alan Kardec em direção a ‘Cezinha’, que segue pela Rua Dom Aquino.