A PRF (Polícia Rodoviária Federal) resgatou dez salamandras mexicanas transportadas sem licença e em condições de maus-tratos em , cidade a 211 quilômetros de . Ao todo, A polícia resgatou 10 salamandras, que estavam sendo transportadas de forma irregular e sem licença necessária, e prendeu o homem que transportava os anfíbios, no final da manhã desta quarta-feira (1º), em Miranda.

De acordo com a polícia, agentes fizeram a abordagem do veículo VW Voyage, de placas de Campo Grande (MS), conduzido por um homem, acompanhado por um casal, no km 602 da BR-060.

O passageiro, ao ser entrevistado pelos policiais, demonstrou um nervosismo exagerado e contradições nas respostas apresentadas. Ao vistoriar as bagagens dele, os PRFs encontraram dois sacos plásticos com dois anfíbios dentro, e no porta-malas do veículo, mais oito sacos com salamandras, totalizando dez anfíbios.

Ainda segundo a PRF, as salamandras, da raça Salamandra Axolote, de origem da Cidade do México, necessitam de oxigênio para sobreviver e estavam sendo transportadas de forma precária com pouco oxigênio, além de estarem há mais de doze horas sem troca de oxigênio. Além disso, o homem não possuía licença para transportar os animais. Ele disse que trabalha com comércio de animais e que a intenção era revender os anfíbios pelo dobro do adquirido.

O homem foi detido e encaminhado para o (Instituto Brasileiro do e dos Recursos Naturais Renováveis) de Corumbá, juntamente com os animais.

Salamandras Axolote resgatadas (Divulgação/PRF)