Proprietário rural foi multado em R$ 102 mil por manter 66 animais em área protegida de reserva legal e de uma lagoa natural em , cidade a 275 quilômetros de Campo Grande. Policiais ambientais receberam denúncias de que o fazendeiro criava vários animais bovinos e equinos, dentro da área protegida de Reserva Legal, parte da área, que estava para ser recuperada à vegetação, obrigatória por lei e ainda em área protegida de preservação permanente, em sua propriedade, localizada no município de Angélica.
Equipe foi ao local, confirmou a denúncia e percebeu que infrator mantinha 66 animais dentro da área para forrageamento e dessedentação, o que estava causando degradação da área protegida, inclusive, de uma lagoa natural, devido ao pisoteio dos animais. O infrator foi notificado a retirar os animais da área protegida imediatamente. Foram afetados 20,32 hectares de áreas protegidas por lei.

O infrator, de 74 anos, residente em Cafelândia (SP), foi autuado administrativamente e foi multado em R$ 105 mil Ele também responderá por crime de degradação de área protegida de reserva legal e pela degradação dos mananciais, que são áreas de preservação permanente (APP) protegidas por lei. A pena é de um a três anos de detenção.