A PMA (Polícia Militar Ambiental) deflagrou a Operação Bocaiúva contra o tráfico de animais em Mato Grosso do Sul. De acordo com a corporação, em 2021, a operação apreendeu 236 aves e autuou 5 traficantes em R$ 2,3 milhões

Segundo a PMA, com o início da reprodução do papagaio e demais psitacídeos e várias outras espécies de aves agora em agosto, a PMA pelo quarto ano consecutivo, deflagrou nesta quinta-feira (10) a operação Bocaiúva. No período reprodutivo dos psitacídeos (papagaio, arara, periquitos, maritacas, etc.), o Batalhão realiza a operação contra o tráfico de animais silvestres, especialmente o papagaio, que é o animal mais procurado pelos traficantes em Mato Grosso do Sul.

A “Operação Bocaiúva” envolverá principalmente policiais das subunidades da PMA localizadas na região mais afetada, que receberão reforços de outras regiões, no intuito principal de evitar a retirada dos filhotes dos ninhos, tendo em vista, que depois da retirada das aves, mesmo quando se apreendem os animais, os danos à natureza são incalculáveis e os custos financeiros, para cuidar dos bichos até a reintrodução envolvem muito dinheiro público.