Pular para o conteúdo
Polícia

Polícia de MS prende em SP um dos maiores receptadores de maquinário agrícola do país

Mandado de prisão contra o suspeito foi cumprido na última quinta-feira (2), além de dezenas de mandados de busca e apreensão. As ações continuam em andamento neste sábado (4). 
Graziela Rezende -
Equipes apreenderam objetos ilícitos. Foto: Polícia Civil/Divulgação

A Polícia Civil, ao dar andamento na ação contra furto de equipamentos de tecnologia agrícola, prendeu no interior paulista um dos maiores receptadores de maquinário agrícola do país. O mandado de contra o suspeito, de 38 anos, foi cumprido na última quinta-feira (2), além de dezenas de mandados de busca e apreensão. As ações continuam em andamento neste sábado (4), ainda segundo a polícia. 

Ao Jornal Midiamax o delegado Mateus Zampieiri, titular da Deleagro (Delegacia Especializada de Combate a Crimes Rurais e Abigeato), disse que o suspeito alegava ser empresário e “comprava e vendia equipamentos furtados em todo o país, entre eles Mato Grosso do Sul”. 

O homem, conforme Zampieri, tinha hobbies luxuosos, tentava legalizar os objetos furtados e também integrava um mercado clandestino, que continua a ser investigado. “Ele vai responder por receptação qualificada, associação criminosa e furto qualificado”, argumentou. 

Policiais cumpriram dezenas de mandados de busca e apreensão. Foto: Polícia Civil/Divulgação

No estado, até o momento, 10 mandados foram cumpridos em e Ponta Porã, na região sul do estado. Em , as equipes passaram pelos municípios de Orlândia, onde estava o empresário, além de Barretos, cujas buscas culminaram na apreensão de uma antena John Deere furtada no Estado de Mato Grosso do Sul.

Pecuaristas e agricultores fizeram pressão para terem delegacia e “rondas” no campo

Recentemente, o Jornal Midiamax relatou com exclusividade como agem as quadrilhas especializadas neste tipo de crime. Por conta deste problema é que houve pressão da categoria e foi criada tanto a Deleagro como o programa “Campo Mais Seguro- Policiamento Rural”.

Balanço divulgado pela Polícia Civil, sobre o primeiro trimestre deste ano em comparação ao mesmo período de 2021, aponta uma diminuição nos crimes de furto de gado, em Mato Grosso do Sul. A redução é de 10% no número de boletins de ocorrência, ou seja, de vítimas.

Kit com tela e antena pode custar R$ 100 mil. (Foto Marcos Ermínio/Midiamax)

A delegacia, criada em abril de 2021, atua na repressão e investigação de crimes como o abigeato, que se trata de furtos de animais domésticos no campo e nas fazendas, principalmente de gado, assim como, crimes como subtração de insumos, defensivos e maquinários agrícolas.

Já no início, duas grandes operações contra abigeato foram desarticuladas e houve a prisão das maiores quadrilhas especializadas em furto de gado no Estado.

No caso do “Programa Campo Mais Seguro – Policiamento Rural” da PM (Polícia Militar), o objetivo é monitorar as propriedades rurais, com auxílio de tecnologia de georreferenciamento. Policiais militares foram treinados e capacitados para atuar no patrulhamento rural em todos os biomas de Mato Grosso do Sul, do ao Cerrado.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Antes de show de Gian e Giovani, arquibancada desaba e deixa 30 pessoas feridas em SP

Encerram neste domingo inscrições para concurso da Câmara de Ladário

Neymar rebate pergunta feita por repórter sobre seu estado de saúde: ‘De novo isso, mano?’

Vitória do São Paulo sobre o Corinthians mantém invencibilidade do tricolor em casa no Brasileirão

Notícias mais lidas agora

Motociclista que morreu em acidente na Av. Ceará estava acompanhado do filho

Após sanção dos EUA a Moraes e ‘aliados’, expectativa é por voto de Fux

Domingo tem feiras, apresentações e atividades para a criançada em Campo Grande

Ex-presidente da CBF, José Maria Marin morre aos 93 anos

Últimas Notícias

Mundo

Enchentes e deslizamentos matam 17 pessoas na Coreia do Sul

Onze pessoas permanecem desaparecidas

Polícia

16 anos após cometer homicídio, homem é preso em Campo Grande

Fabrício Mansano Lima é acusado de participar do homícidio de Wellington Nilton da Silva de Sousa, no dia 14 de setembro de 2009

Brasil

AGU pede ao STF investigação de investimentos suspeitos em dólar no Brasil antes do tarifaço de Trump

O pedido ocorre diante de suspeitas de uso de informações privilegiadas em operações atípicas de câmbio, realizadas antes e depois do anúncio da taxação aplicada ao Brasil pelo governo norte-americano

Brasil

Maior do mundo: Brasil inaugura biofábrica de mosquitos Wolbitos para o combate à dengue

A biofábrica terá capacidade de produzir 100 milhões de ovos de mosquitos por semana; o objetivo é reduzir os números de casos de arboviroses no país