Pular para o conteúdo
Polícia

Polícia Civil cumpre 12 mandados em MS durante operação contra ‘batismo’ de adolescentes pelo PCC

Cúpula formada por adolescentes estaria ‘recrutando’ novos membros em Naviraí
Danielle Errobidarte -
(Foto: Divulgação/ Polícia Civil)

A Polícia Civil de , cidade a 359 quilômetros da Capital, cumpriu mandados de busca e apreensão e prendeu duas pessoas em na manhã desta segunda-feira (19) contra cúpula do PCC (Primeiro Comando da Capital) que seria formada por adolescentes. Os faccionados estariam ‘recrutando’ novos membros na cidade, todos menores de 18 anos.

Ao todo, foram cumpridos 12 mandados de busca e apreensão em residências de supostos integrantes de organização criminosa com atuação dentro e fora de presídios no país. Segundo as investigações, a facção tentava monopolizar a venda de drogas em , ‘cadastrando’ novos membros.

Ainda segundo os policiais, a facção criminosa estaria facilitando as regras de ‘batismo’ para ingresso e provocando mudanças em seu quadro, já que se verificou, pela primeira vez, a criação do ‘setor da sintonia de menor’, para recrutamento de adolescentes.

Segundo a Polícia Civil, “anteriormente não se aceitava o batismo de adolescentes, de modo que nos últimos meses a facção batizou diversos menores de idade na cidade de Naviraí”. A atuação da facção no município foi identificada a partir do ano de 2016, quando houve uma tentativa de homicídio contra um policial penal que levava seu filho para creche.

Nos anos seguintes, eles fizeram diversas vítimas em seus ‘tribunais do crime’, sendo que um dos casos mais relevantes foi no ano de 2019, quando a Polícia Civil conseguiu identificar um cativeiro com nove integrantes da facção, que foram presos em flagrante, quando realizavam o julgamento do “tribunal do crime”.

A investigação demonstrou que, atualmente, os integrantes da facção vinham novamente realizando os “tribunais do crime”. Entretanto, as sentenças por eles dadas tratavam de agressões aos “julgados”.

Durante o cumprimento das buscas, foi localizado um revólver calibre .38 com duas munições intactas, seis porções de cocaína, três de maconha e um celular furtado com um dos faccionados. Ele foi preso em flagrante por tráfico de drogas, posse irregular de arma de fogo e receptação.

Outro integrante também foi detido por estar do sistema prisional e outros cinco foram levados para prestar depoimento. As investigações prosseguem, com análise das provas colhidas durante as buscas.

O nome da operação, Baptismus, faz referência ao nome “batismo”, em latim, termo usado pela facção para o ritual de entrada de novo integrante, o qual após ser batizado passa a ser chamado de “irmão” pelos demais integrantes, passando a ter responsabilidades no grupo criminoso.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Encerram neste domingo inscrições para concurso da Câmara de Ladário

Neymar rebate pergunta feita por repórter sobre seu estado de saúde: ‘De novo isso, mano?’

Vitória do São Paulo sobre o Corinthians mantém invencibilidade do tricolor em casa no Brasileirão

Ex-presidente da CBF, José Maria Marin morre aos 93 anos

Notícias mais lidas agora

Motociclista que morreu em acidente na Av. Ceará estava acompanhado do filho

Após sanção dos EUA a Moraes e ‘aliados’, expectativa é por voto de Fux

Domingo tem feiras, apresentações e atividades para a criançada em Campo Grande

enem concursos

Ainda dá tempo: inscrições para o Enem dos Concursos se encerram neste domingo

Últimas Notícias

Polícia

16 anos após cometer homicídio, homem é preso em Campo Grande

Fabrício Mansano Lima é acusado de participar do homícidio de Wellington Nilton da Silva de Sousa, no dia 14 de setembro de 2009

Brasil

AGU pede ao STF investigação de investimentos suspeitos em dólar no Brasil antes do tarifaço de Trump

O pedido ocorre diante de suspeitas de uso de informações privilegiadas em operações atípicas de câmbio realizadas antes e depois do anúncio da taxação aplicada ao Brasil pelo governo norte-americano

Brasil

Maior do mundo: Brasil inaugura biofábrica de mosquitos Wolbitos para o combate à dengue

A biofábrica terá capacidade de produzir 100 milhões de ovos de mosquitos por semana; o objetivo é reduzir os números de casos de arboviroses no país

Brasil

Antes de show de Gian e Giovani, arquibancada desaba e deixa 30 pessoas feridas em SP

Dez pessoas ficaram gravemente feridas e 20 tiveram escoriações