A deflagrou nesta terça-feira (9) uma operação contra quadrilha que roubava dados de cartões para usar em compras fraudulentas. São cumpridos mandados em quatro estados, entre eles .

Ao todo, são cumpridos 14 mandados de busca e apreensão e 16 de em São Paulo, Ceará, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais. A primeira fase da investigação teve início em 2019, quando foram identificados membros da organização criminosa com abrangência nacional. 

Eles são especializados em invasão de e-commerces para furto de dados de cartões de crédito armazenados em seus bancos de dados. Após o roubo de dados, os cartões são vendidos em site mantido pelos investigados na própria internet. 

Os dados são usados para futuras compras fraudulentas, gerando grande prejuízo ao comércio e às instituições bancárias. O prejuízo estimado atinge a quantia de R$ 125 milhões. Os valores obtidos com o esquema criminoso são movimentados, principalmente, em criptoativos.

Os investigados poderão responder pelos crimes de organização criminosa, cujas penas são de 3 a 8 anos de reclusão, bem como de furto qualificado, com penas de 2 a 8 anos de reclusão, sem prejuízo de outros delitos que venham a ser apurados.