Por meio de investigações feitas no âmbito da megaoperação Basalto, desencadeada nos últimos dias em Pedro Juan Caballero, na froteira com , distate 320 quilômetros de Campo Grande, a Senad (Secretaria Nacional Antidrogas) afirma que o PCC (Primeiro Comanda da Capital) já domina a produção de maconha na região.

Os dados levantados pelos agentes especiaisparaguaios apontam , que além de controlar o coméricio de drogas na região, a organização criminosa brasileira também já detém o controle da lavouras que produzem a maconha.

Ainda conforme as investigações feitas pela Senad e também com base nas apreensões feitas no último sábado (23), a Colônia Estrella, zona rural de Pedro Juan Caballero,  já é apontada como um grande grande centro de produção. Há evidências de que toda a parte operacional é coontrolada pelo PCC.

A Basalto faz parte de um trabalho realizado pelas forças de segurança paraguaias, que está sendo realizado em conjunto com as operações Agata, do lado brasileiro. Trata-se de uma megaoperação de combate ao crime organizado, tráfico de drogas e outros crimes cometidos na fronteira.

As organizações brasileiras participantes são: o Ministério da Defesa, o e e o Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, enquanto do lado paraguaio estão o Ministério da Defesa – Forças Militares – Estado-Maior Conjunto, o Ministério do Interior, a Senad (Secretaria Nacional Antidrogas), a Polícia Nacional e a Unidade Interinstitucional de Combate ao Contrabando.