Pular para o conteúdo
Polícia

Operação vistoriou 57 locais e apreendeu quase 900kg de cobre e alumínio em Campo Grande

Ação foi realizada em combate ao furto de fios de cobre
Renata Portela -
Material foi apreendido (Divulgação, Sejusp)

Denominada Operação Vastum, a ação realizada entre forças policiais em nesta quinta-feira (5) vistoriou 57 locais, comércios de compra e venda de recicláveis e residências. Foram apreendidos quase 900 quilos de cobre e alumínio sem procedência e 5 pessoas acabaram presas, três delas em flagrante.

A ação foi realizada pela Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública), por meio da Polícia Civil e , com total de 167 policiais e 39 viaturas. A operação teve como objetivo reprimir e prevenir casos de furtos de cabos e fios de cobre e também de hidrômetros, crimes cada vez mais comuns.

Foram vistoriados os 57 locais, nas regiões do Centro, Segredo, Bandeira, Anhanduizinho, Imbirussu e Lagoa, resultando na apreensão dos quase 900 quilos de fios e cabos de rede, de cobre e alumínio. 12 pessoas flagradas com cobre sem origem e acabaram autuadas por receptação. Ainda foram feitas 3 prisões em flagrante e cumpridos 2 mandados de prisões.

“A nossa intenção é primeiramente identificar quem é que recebe, ou seja, o intermediário que compra cobre desses autores de furtos e assim chegar nas grandes empresas que estão adquirindo esses produtos sem as devidas cautelas, para que sejam responsabilizados por isso”, disse o delegado Edilson dos Santos, diretor do Departamento de Polícia Especializada da Polícia Civil.

O delegado Wellington de Oliveira, diretor do Departamento de Polícia da Capital, afirmou que a operação não é inédita, já que tanto Polícia Civil quanto Polícia Militar já desenvolvem ações focadas no combate e repressão os crimes contra o patrimônio, em especial os furtos de fios e hidrômetros.

“A gente já vem trabalhando para resolver essa questão, que é um problema bastante complexo, tanto que a 5ª Delegacia de Campo Grande recentemente apreendeu 7 toneladas de fios”, afirmou o delegado.

Operação Vastum

Conforme a Sejusp, atualmente o quilo do cobre pode ser comprado por valores entre R$ 35 e R$ 41. Isso acabou estimulando a prática de furtos, principalmente por pessoas em situação de rua e usuários de drogas, de acordo com o coronel André Henrique Macedo, comandante do Comando de Policiamento Metropolitano da Polícia Militar.

“Embora esse tipo de crime inicie de uma forma simples, com pessoas vulneráveis socialmente, há também uma cadeia complexa, onde entram os primeiros receptadores e os empresários finais que compram esses metais. Com essa operação a ideia é minimizar esses problemas que a população vem enfrentando não só em Mato Grosso do Sul, mas em todo o , em razão justamente aos valores dos metais que aumentaram”, disse.

Participaram da operação 1ª, 2ª, 3ª, 4ª, 5ª, 6ª e 7ª Delegacias da Polícia Civil, 1º, 9º, 10º e 11º Batalhões da Polícia Militar, além de 5ª e 6ª Companhias Independentes da PM, (Delegacia Especializada de Repressão ao Narcotráfico), Deops (Delegacia Especializada de Ordem Política e Social), Dedfaz (Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes de Defraudações, Falsificações, Falimentares e Fazendários), Decon (Delegacia Especializada do Consumidor) e (Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Ambientais e de Atendimento ao Turista).

Operação Vastum
(Divulgação)

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Aeroportos internacionais fecham em Pequim após ventanias e tempestades de areia

Justiça determina devolução de carro de estudante que matou corredora na MS-010 para futura indenização

BBB 25: Vinícius ou Renata? Enquete entrega quem sai no 16º Paredão

Galões de agrotóxico são encontrados com mordidas de Pitbull abandonado no Monte Castelo

Notícias mais lidas agora

Com aumento de 54% nas vendas no Pix, comerciantes de MS enfrentam ‘crise do troco’

Justiça determina devolução de carro de estudante que matou corredora na MS-010 para futura indenização

Jorge e Matheus reúnem 30 mil pessoas e fãs fervorosos cantando sucessos na Expogrande 2025

Morre Bolinho, pioneiro do hip-hop em Mato Grosso do Sul

Últimas Notícias

Política

Histórico de ‘suplementar tardia’ em Bandeirantes abre janela para negociações políticas

Bandeirantes aguarda definição sobre candidatura derrubada e possível eleição suplementar

Política

Com quase 14 mil acessos em MS, até prefeitos ‘recorrem’ a Elon Musk para ficar conectados

Tecnologia da Starlink tem muitos usuários nas áreas rurais

Cotidiano

Morre professor Jânio, liderança do bairro Maria Aparecida Pedrossian

Querido pela comunidade, Jânio era conhecido por sua atuação comunitária

Polícia

Homem tem cabeça esmagada por carreta no Noroeste em Campo Grande

Homem estaria dormindo entre os eixos do caminhão