Mato Grosso do Sul é alvo da Polícia Federal, na manhã desta terça-feira (21), contra uma organização criminosa do tráfico de drogas, que usava carros de passeio e carretas com fundos falsos para o transporte de maconha. São cumpridos 96 mandados em sete estados brasileiros.

A Operação Odisseu cumpre mandados em , Amazonas, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Paraná, e Rio Grande do Sul. São 41 mandados de prisão preventiva, 29 de busca e apreensão e 26 de sequestro de bens. Não há informações se ocorreram prisões em Mato Grosso do Sul e nem quantos mandados foram cumpridos no Estado.

Investigação

A investigação teve início em 2019, quando as apreensões de se intensificaram no estado de Roraima. Levantamentos apontaram para um único fornecedor, que seria o principal suspeito da distribuição das drogas.

Descobriu-se que o alvo também fazia o tráfico de cocaína e seria o chefe da organização criminosa, sendo responsável pelo transporte de grandes quantidades de drogas, que vinham de municípios fronteiriços como Pacaraima, em Roraima, e São Gabriel da Cachoeira, no Amazonas, com destino a estados das regiões Sul e Sudeste.

A organização criminosa contaria com considerável estrutura logística, caracterizada pelo uso de veículos de passeio e carretas dotadas de compartimentos ocultos para o acondicionamento da droga, permitindo o transporte de quantidades que variavam de 25 até 500 quilos de drogas.

Prisões

Durante a  investigação, foram presos 10 integrantes do grupo criminoso e apreendidos quase 900 quilos de droga, entre skunk, cocaína e maconha. Os crimes imputados aos investigados são participação em organização criminosa, tráfico de drogas, associação para o tráfico e lavagem de dinheiro. As penas destes crimes, somadas, podem ultrapassar os 40 anos de prisão.

Nome da operação

O nome da operação faz referência ao personagem da Ilíada (Odisseu), que idealizou e ajudou na construção do Cavalo de Troia, mesmo ardil empregado pelos investigados para transportar a droga em compartimentos ocultos difíceis de serem detectados pela fiscalização.