Após um princípio de motim na tarde de segunda-feira (30), no Presídio de Segurança da , em Campo Grande, foi descoberto um suposto plano de ataque à e Civil de Mato Grosso do Sul, com instruções até de como se fazer bombas, guardadas com um membro do PCC (Primeiro Comando da Capital).

Tudo estava escondido em um bilhete, dentro da costura do short de um dos detentos, identificado como Guilherme Azevedo dos Santos, de 29 anos, encarcerado em uma das celas do pavilhão I. Ele é apontado pela polícia como membro da facção criminosa PCC (Primeiro Comando da Capital)

Membros da facção

No bilhete, havia instruções para que os ‘irmãos' de facção se unissem para atacar os policiais militares, e policiais civis que estariam atacando os membros da facção de e da região. Ainda no bilhete havia escrito: “vamos montar um tabuleiro e matar no ninho”. 

Ainda segundo as instruções do bilhete, era para que as delegacias fossem monitoradas e, assim, os batalhões atacados com bombas, ‘matando no ninho'. Instruções para como fazer a bomba estavam listadas. Ao final, o detento avisa que outras instruções seriam ‘passadas logo'. Guilherme já foi preso três vezes por tráfico de drogas, tentativa de homicídio e receptação. 

Membro da facção estava com bilhete escondido na costura da bermuda (Reprodução).

Princípio de motim

O bate-grade começou logo após o banho de sol ser encerrado por volta das 17 horas na segunda-feira (30). Um dos detentos, Sivalter da Silva Rodrigues, teria começado a chutar as grades da cela 8, no pavilhão I. Ele passou a incitar um motim gritando: “Vou quebrar, ninguém entra aqui hoje. Vou mostrar quem manda nessa p*”. Ele foi advertido e levado ao chefe da equipe. 

Outro interno, Deivid da Silva Souza, da cela 2 do pavilhão 1, passou a danificar as grades da cela e a incitar a massa carcerária com gritos: “Quebra tudo, vamos chocalhar”. O detento foi advertido e levado para o chefe da equipe para sanções disciplinares.

Já Naudiney de Arruda, alojado na cela 3, teria ameaçado os agentes. “A promotora está fechada com nós, vocês vão se f*”. O detento acabou levado para a cela disciplinar, e ainda teria ameaçado de morte os agentes dizendo: “Eu vou matar vocês, daqui a pouco estou na rua”.

Nota da Agepen

“Ontem (segunda), houve uma alteração disciplinar por parte de alguns detentos, que danificaram algumas celas na Penitenciária da Gameleira 1. O Comando de Operações Penitenciárias (COPE) foi encaminhado pela à penitenciária para reforçar a segurança. Hoje, estão sendo realizadas as movimentações internas para os reparos necessários. Para isso, o COPE também auxilia no reforço à segurança.”