Pular para o conteúdo
Polícia

Mais da metade dos roubos de MS são registrados em Campo Grande; saiba como se prevenir

Forças de Segurança dão dicas de prevenção tanto em casos de assaltos como furtos
Renata Portela -
Imagem ilustrativa

O período de acaba sendo um atrativo para os assaltantes, já que parte da população recebe o 13º salário e, com as viagens, as casas acabam ficando vazias e vulneráveis. já registra mais da metade de todos os furtos e roubos em , então confira algumas dicas de como se prevenir.

Uma situação que deixa a vítima exposta é o momento de chegar ou sair de casa. “Se está chegando e vê outras pessoas suspeitas na rua, dê uma volta, ligue para um familiar, mas não chegue abrindo o portão”, alerta o subcomandante do Comando de Policiamento Metropolitano, tenente-coronel Klimpel.

A mesma recomendação é feita pelo delegado Edgard Punsky, da Derf (Delegacia Especializada de Repressão a Roubos e Furtos). “Ao entrar e sair de casa é o momento que você está exposto. É importante perceber se perto da casa tem alguma movimentação de pessoas que não conhece”, afirmou.

“Se ver e tiver receio, dá uma volta, sai e depois retorna para ver se ainda estão ali e acione o 190 ou 153 para verificar a situação”, acrescentou o delegado. É possível acionar equipes da ou Guarda Civil Metropolitana e solicitar ronda, caso perceba a movimentação estranha na sua rua.

Uma outra recomendação é o momento de entrar ou sair com o carro. “Se precisar descer do veículo para abrir o portão, tire a chave do contato, feche o carro, depois retorne”, alerta o tenente-coronel Klimpel.

Também é recomendado cuidado para quem solicita corridas por aplicativo. “Muitas vezes a pessoa aguarda na frente da casa, para auxiliar o motorista e agilizar, mas acaba se distraindo mexendo no celular e se torna uma vítima fácil”, alerta o delegado Edgard.

“Celular é um atrativo para os ladrões, o que mais cobiçam, uma moeda de troca fácil. Também é inimigo, porque nos deixa vulneráveis, porque não prestamos atenção ao redor”, afirma.

Distração ao celular

Além de ser um objeto cobiçado pelos bandidos, o celular acaba distraindo e tornado as vítimas em alvos fáceis. “O costume de andar teclando no celular tira a tenção do que acontece ao redor. A dica é usar o celular apenas em locais seguros”, alerta Klimpel.

A recomendação também é de, quando estiver andando na rua, redobrar a atenção. “Observar se o local está iluminado, com vigilância, se está seguro. Se está na rua, exposto, deixe o celular guardado”, orienta ainda o delegado Edgard Punsky.

Casas viram alvos de furtos no fim de ano

“Fim de ano famílias viajam. Se possível, deixe alguém responsável pela casa, para verificar se tem alguma movimentação e não dar indicativo de ‘casa abandonada’”, é uma dica dada pelo delegado Edgard. Isso, porque a casa com folhas na frente, revistas e correspondências, deixam os bandidos identificarem como um local que está vazio.

Também é importante lembrar a dica da ‘luz acesa’. “Deixar a luz ligada era um costume, mas o ladrão percebe que a luz está ligada o dia todo e que é uma distração que, na verdade, pode até chamar mais a atenção”, complementa o delegado.

Outra recomendação é também com os veículos. Como no fim de ano as pessoas costumam fazer mais compras, como de presentes e até decorações, ao estacionar na rua é importante ter cuidado.

“Evitar ao máximo deixar coisas no banco, no assoalho do carro, tentando diminuir aquilo que pode atrair o ladrão”, diz o delegado Edgard. Uma dica é guardar as compras no porta-malas, diminuindo essa atenção.

Campo Grande registra mais da metade de roubos e furtos

Roubos registrados em Mato Grosso do Sul – Reprodução/Sejusp

Conforme os dados da Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública), de 1º de janeiro até o dia 9 de dezembro, Mato Grosso do Sul registrou 4.338 roubos. Destes, 2.983 foram em Campo Grande.

Já os furtos foram 34.609 casos registrados em todo o Estado, dos quais 17.466 na Capital. No início de dezembro, homem de 55 anos foi mantido refém e roubado em casa, no Carioca, em Campo Grande.

Os bandidos invadiram a casa após a filha da vítima sair. Conforme os vizinhos, os suspeitos já estavam na frente do local, em um carro branco, e entraram assim que a moradora saiu. Então, renderam o pai dela que estava sozinho.

Foram roubados o carro da família, um Fiesta, além de dinheiro. O veículo foi encontrado abandonado momentos depois.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Caminhão invade preferencial e mata empresário em Amambai

‘Trump usa tarifas como arma política’, diz Camila Jara sobre suspensão de carne para os EUA

Padrasto agride enteado, alega ‘atitudes rebeldes’ e pai do menor aciona polícia

VÍDEO: Casal é flagrado usando drogas no leito de UPA em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

carne três lagoas

Mato Grosso do Sul suspende abate de bovinos para os EUA após Trump anunciar taxação

Senado Federal aprova proposta de Nelsinho Trad contra ‘tarifaço’ de 50% de Trump

Sem ajuda, adolescente teria agonizado até a morte em clínica para dependentes de MS

Na companhia da irmã, Key Alves faz ultrassom para descoberta de sexo do bebê

Últimas Notícias

Cotidiano

Incêndio assusta moradores e fumaça toma conta do Bairro Moreninha

O fogo deixou uma área de vegetação completamente destruída

Política

Alckmin diz que governo tentará acordo antes do prazo para tarifaço

Trump anunciou aumento de taxas de importação a partir de 1º de agosto

Política

Atividade econômica em terras indígenas divide opiniões no Senado

O debate aconteceu nesta terça-feira, em uma audiência pública na Comissão de Direitos Humanos

Política

Riedel explica motivo de MS ter concurso para polícia mesmo com limite prudencial extrapolado

O governador anunciou o edital do concurso com 400 vagas para a Polícia Civil será disponibilizado nesta quarta-feira