Empresários de Mato Grosso do Sul são alvos de uma da , na manhã desta quinta-feira (18), contra fraudes em licitações para merenda escolar. Eles são suspeitos de usar documentos falsos.

Os mandados são cumpridos em e Juti. Foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão, sendo dois mandados na casa de um dos empresários na Capital, um mandado na casa de um servidor público e outro mandado na sede da empresa.

Durante a investigação, verificou-se que empresários do ramo de comércio atacadista de produtos alimentícios teriam usado documentos falsos para se beneficiarem, com tratamento diferenciado dispensado às microempresas e empresas de pequeno porte em processos licitatórios.

Os processos licitatórios eram destinados à aquisição de gêneros alimentícios para a merenda escolar. A  Polícia Federal apura desvios de recursos provenientes do (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação), bem como assegurar a participação isonômica das empresas nas contratações públicas.

Além do crime de peculato, a Polícia Federal apura também a possível prática dos crimes de corrupção ativa e passiva, uma vez que foram constatadas transações financeiras atípicas entre empresários e servidores públicos.