Empresa transportadora, de Várzea Grande (MT), foi autuada administrativamente pela PMA (Polícia Militar Ambiental), por transporte ilegal de madeira, na tarde desta terça-feira (03), em . Os agentes foram acionados pela PRF (Polícia Rodoviária Federal) que reteve um caminhão tractor, marca Volvo FH40 com reboques acoplados, carregados de madeira nativa serrada, com suspeita que estaria sendo transportada ilegalmente.

A PMA foi ao posto da PRF, onde foi realizado a cubagem da madeira e verificaram que o veículo, que fazia o percurso entre Nova Maringá (MT), onde havia sido carregado, para a cidade de (SP), transportava madeira em excesso ao que constava na nota fiscal e na documentação ambiental.
A madeira serrada da espécie Cambará em cortes de Viga, Caibro, Sarrafo e Prancha perfez 70,45 m³ e o Documento de Origem Florestal (DOF-GF3) constava apenas 33,71 m³, havendo excesso de 36,71 m³, ou seja, em desacordo com a documentação apresentada, o que se caracteriza crime.

O veículo e a madeira foram apreendidos pela PRF, que confeccionou um Termo Circunstanciado da Ocorrência (TCO). A equipe da Polícia Militar Ambiental autuou a empresa administrativamente e aplicou multa de R$ 21.135,00. Os responsáveis pela transportadora também responderão por crime ambiental e poderão pegar pena de seis meses a um ano de detenção.