O soldado Alisson José Carvalho de Almeida foi o segundo policial militar preso em operação da Corregedoria da PMMS (Polícia Militar de Mato Grosso do Sul) nesta quarta-feira (24). Alisson foi condenado por integrar a , já foi preso, excluído da corporação e, recentemente – em julho deste ano –, reintegrado ao efetivo por decisão judicial.

A operação tinha como alvos militares que desviavam drogas das apreensões para a revenda. O 3º Sargento Thiago de Souza Martins, excluído da PM no dia 16 deste mês, é um dos presos da operação. Thiago é administrador de perfil no Instagram com mais de 7 mil seguidores, em que divulga vídeos policiais e exalta a atuação de militares em defesa dos “bons costumes”.

Conforme apurado pelo Midiamax, a investigação teve início em julho, quando houve a prisão de um homem pelos crimes de tráfico de drogas e receptação. Durante a ocorrência, foram localizados 9 tabletes de de cocaína, com peso aproximado de 9 quilos.

Durante a apuração, foi descoberta a participação de policiais militares em crimes de peculato e tráfico de drogas. Eles estariam desviando as drogas, entre elas cocaína, para depois revender.

Contra o soldado Alisson José foram cumpridos mandados de prisão preventiva e também de busca e apreensão.

Denunciado por integrar a Máfia dos Cigarreiros

Conforme apurado inicialmente pela Corregedoria, policiais estavam envolvidos no esquema de facilitação de contrabando de cigarros, principalmente militares que atuavam na região de fronteira. Assim, o (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado) instaurou o procedimento de investigação, que resultou na Operação Oiketicus.

Ao todo, 29 policiais militares foram presos, entre eles Alisson José. Foram apurados crimes de organização criminosa, corrupção e lavagem de dinheiro. Na denúncia, o Gaeco aponta que Alisson, estava lotado no Distrito de Culturama e estaria envolvido com a facilitação ao contrabando.

Foram colhidos elementos probatórios da participação do militar na organização criminosa, atuando para permitir a passagem dos criminosos pelas rodovias e, inclusive, fazendo papel de batedor para carretas contrabandeadas de cigarros. Para isso, ele recebia propina e também repassava a propina para outros policiais.

No celular de Alisson foram encontradas conversas que fazem referência a uma apreensão de cigarros, em que são citados nomes de dois integrantes da cúpula da organização criminosa, sendo um deles o ex-PM Pingo, Fábio Costa. Foi quebrado sigilo bancário do soldado, que entregou movimentações de mais de R$ 798 mil.

Em outubro de 2021, Alisson foi condenado a 13 anos, 6 meses e 29 dias de reclusão, em regime fechado. Sendo assim, cumpre pena no Presídio Militar de . Ele também foi condenado à exclusão, tendo recorrido e sendo reintegrado aos quadros da PMMS no último mês.

3º sargento preso

O 3º sargento da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul, Thiago de Souza Martins, foi preso na manhã de hoje em casa, no Bairro Santo Antônio. No dia 16 deste mês, conforme consta em publicação no DOE (Diário Oficial do Estado), ele foi excluído das fileiras da Polícia Militar, em cumprimento a uma decisão judicial.

Em 2018, Thiago Martins e mais dois militares foram flagrados com contrabando avaliado em R$ 100 mil. O flagrante aconteceu na MS-162, sentido a Maracaju, após denúncia anônima.