Na manhã deste domingo (30), ciclistas de ao menos 7 cidades do interior de Mato Grosso do Sul fizeram pedaladas, em homenagem a Marta Gouveia dos Santos, de 37 anos. Ela foi encontrada morta a facadas no dia 23, em Nova Andradina, a 297 quilômetros de Campo Grande, após sair para pedalar.

No município, os ciclistas se reuniram por volta das 6h30 nas proximidades da Prefeitura Municipal. Até moradores da cidade que não costumam fazer as pedaladas também se reuniram ao grupo, que saiu pelas principais ruas da cidade.

Conforme o Nova News, os ciclistas levantavam faixas com os dizeres “Respeite a vida” e “Até quando?”. De acordo com Cláudio Deodato, um dos líderes da Adcana (Associação de Desporto de Ciclismo e Atletismo de Nova Andradina), todo o movimento deste domingo na região teve como objetivo homenagear a colega ciclista.

“Sabemos do empenho das autoridades policiais. Temos que acreditar na Justiça, que logo tudo será esclarecido e o culpado será julgado por isso”, disse ao site local. A homenagem terminou com hasteamento de uma faixa de luto no obelisco central.

Morte violenta

Marta estava desaparecida após sair para pedalar no último domingo, por volta das 6 horas. Como não voltou para casa, amigos e familiares começaram as buscas, quando o corpo da vítima foi encontrado nas margens do anel viário.

Foram identificadas aproximadamente 30 marcas de faca pelo corpo da vítima e equipes policiais estiveram no local. Também nos dias seguintes foram feitas varreduras na região. Ainda conforme a polícia, a vítima estava nua e as roupas rasgadas, o que indica possível crime sexual.

O Midiamax apurou que o caso deve ser investigado pela DAM (Delegacia de Atendimento à Mulher).