Uma mulher foi presa no final da tarde desta terça-feira (14) por agentes da Senad (Secretaria Nacional Antidrogas) do Paraguai, em Pedro Juan Caballero, na fronteira com , no Mato Grosso do Sul. Ela foi apontada como responsável pela carga de 321,3 quilos de cocaína pura, distribuídos em 299 pacotes.

A apreensão foi realizada em uma no Fortuna Guazú. Após investigações, os agentes da Senad monitoravam a chegada de aeronave com carregamento de drogas da Bolívia. Na localidade, as equipes acompanhadas do procurador Celso Morales, encontraram a casa onde estava o carregamento.

Presa em flagrante, Claudia Méndez de Argüello, foi identificada pelos agentes da Senad, como brasileira e estava responsável pela guarda do carregamento na residência. Os agentes em seguida encontraram distante cerca de 20 quilômetros da casa, a pista clandestina onde teria pousado um avião com a droga trazida da Bolívia.

Nas proximidades da pista foram apreendidos vários tambores com combustível de aviação, o que indica seguidos pousos para desembarque da droga. Os agentes suspeitam que mais pessoas estariam na casa, mas foram alertadas através de alarmes sobre a presença policial.

De acordo com informações da Secretaria Nacional Antidrogas do Paraguai, o carregamento de cocaína apreendido no local onde funcionava uma pista clandestina de pouso de aeronaves, está avaliado em mais de US$ 5 milhões de dólares, considerando a cotação da droga no Brasil e também na Europa.